RAC é a sigla para Requisitos de Atividades Críticas. O objetivo é estabelecer requisitos para a execução das atividades críticas exercidas na empresa. Dessa forma, a integridade física dos trabalhadores é preservada. A intenção é desenvolver uma percepção de riscos para que trabalhador antecipe os acidentes.
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A das empresas exigem que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Antes de mais nada, toda empresa é responsável pela integridade física dos seus empregados. Dessa forma, ela precisa adotar medidas e procedimentos que minimizem os acidentes. A segurança do trabalho estabelece, portanto, um conjunto de medidas que devem ser seguidas pelas empresas . As Normas Regulamentadoras – NR´s foram criadas como um conjunto de procedimentos técnicos relacionados à segurança e saúde do trabalhador. O objetivo é instruir os empregados e empregadores sobre as precauções necessárias na prevenção de acidentes de trabalho. Até o momento, são 36 normas disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Já os Requisitos de Atividades Críticas (RAC), estabelece requisitos para a execução das atividades críticas, e também tem o propósito de preservar a vida das pessoas. Entretanto, essa regulamentação se aplica apenas a empresa Vale e as demais entidades que ela participa.
A certificação através dos cursos das NR´s e RAC´s é obrigatória. O trabalhador não recebe o crachá de acesso as empresas sem antes ter participado do treinamento exigido por sua empresa. A escolha entre NR e RAC depende da atividade do colaborador dentro das empresas.
Os treinamentos de RAC são baseados em um documento que apresenta os requisitos mínimos obrigatórios para as ações de capacitação. Todas essas ações são elaboradas a partir das normas regulamentadoras.
Do mesmo modo, este documento deve ser aplicado obrigatoriamente na Vale em todo o Brasil. Incluindo também as empresas prestadoras de serviço, e as empresas que a Vale tem participação.
A capacitação não é uma formação profissional. Ela é um um treinamento para a prevenção dos riscos em atividades críticas que os trabalhadores podem ser expostos. Portanto, é importante que o empregado tenha uma capacitação técnica para o exercício da função.
Os currículos de capacitação dos RAC 01, RAC 06 e RAC 10 substituem, os treinamentos nas NR 35, NR 33 e NR 10 respectivamente.
Caso o você já tenha realizado treinamentos de NR, você precisa apenas de um treinamento dos conteúdos específicos da área em que vai atuar. Mas fica a critério da área de negócio, saúde, segurança e educação da localidade, decidirem em conjunto se irão aceitar ou não estes certificados.
Aqui na Engehall todos os engenheiros responsáveis pelo treinamento são credenciados pela Vale.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.