...

Comportamento de risco: o que é e como extermina-los

 

95% de todos os acidentes são motivados por comportamentos de risco. Isso quer dizer que o erro humano é o fator de maior risco na segurança e saúde dos trabalhadores.

 

Aspectos negativos nos processos e ambientes de trabalho permanecem adormecidos e inofensivos até o momento em que são ativados por um comportamento de risco causando acidentes.

 

Mas o que é comportamento de risco e como evita-los? Continue lendo e você vai conhecer o fator que mais causa acidentes no trabalho.

 

O que é um comportamento de risco?

 

Comportamento de risco é uma conduta diária de um profissional no exercício da sua profissão, que pode causar acidentes em grandes proporções.

 

Essa conduta pode variar de acordo com o segmento de trabalho. Além disso, alguns comportamentos são mais fáceis de identificar do que outros. Muitas condutas são normalizadas e desconsideradas.

 

O termo “fator humano” é usado para descrever a interação dos trabalhadores uns com os outros, com as máquinas, equipamentos e instalações, além da gestão.

 

Comportamentos de riscos compõe uma cultura organizacional, ou seja, algo que já é automático ali no ambiente de trabalho. Muitos comportamentos de riscos já são intuitivos, geralmente baseados em resultados positivos anteriores. É a famosa frase: “ Eu faço isso a anos e não deu errado”

Alguns exemplos de comportamentos de risco:

 

 

Alguns fatores que levam ao comportamento de risco:

  • liderança ineficiente;
  • trabalhador mal treinado ou escalado para funções que não estão preparados;
  • submissão do Trabalhador a condições físicas e ambientais inadequadas;
  • o estresse;
  • acreditar nas habilidades próprias experiência;
  • excesso de autoconfiança pressiona acreditar nas habilidades próprias

 

Com a atividade de situação de risco  desencadeia  um sentimento de cumplicidade com atividades antes desaconselhadas, e que com o tempo passam a fazer parte da rotina de trabalho. O medo é totalmente esquecido  no comportamento de risco

O excesso de autoconfiança leva o trabalhador a abrir mão dos critérios básicos de segurança, que ficam em segundo plano, em troca por ganho de tempo nas atividades

 

Essas atividades, mesmo que repetitivas, são simplesmente ignoradas e o trabalhador descarta a possibilidade de uma eventualidade.

 

Como mudar comportamentos de risco?

 

Quais são as raízes do comportamento seguro?

 

Em primeiro lugar, a empresa é a principal responsável por dar o tom organizacional no ambiente de trabalho. Ela deve deixar claro quais as expectativas tem sobre o comportamento no local de trabalho, além de criar um processo para monitorar as ações. A cultura de feedback, por exemplo, reforça ou coopera na mudança de comportamentos.

 

Se um comportamento de risco não for corrigido prontamente, por meio de um feedback, a efetividade de todo processo é comprometida.

 

Outro ponto importante na mudança dos comportamentos de risco: o papel da experiencia. Normalmente, um comportamento de risco é confirmado por uma experiencia anterior, ou por uma expectativa de ganha antecipado.

 

Sabe quando o técnico repete exaustivamente uma advertência, mas os colaboradores não obedecem? Há um conflito entre intuição, pelo o que aconteceu no passado, e o sistema racional, o que explica como palavras tem uma pequena influencia sobre comportamentos.

 

Para entender os fatores humanos que influenciam diretamente nos acidentes de trabalho, é preciso focar:

  • nos comportamentos,
  • necessidades, capacidades e limitações dos colaboradores;

 

Além disso, é preciso compreender a causa dos comportamentos de risco de forma integral, abordando aspectos que estão além da cultura SST tradicional e engessada.

 

O comportamento seguro, por mais óbvio, consiste em perseguir e se possível zerar todas as atividades que caracterizam um comportamento de risco. Trata-se, pois, de um comportamento proativo, pois permite que os aspectos causadores do acidente sejam identificados e tratados

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.