95% de todos os acidentes são motivados por comportamentos de risco. Isso quer dizer que o erro humano é o fator de maior risco na segurança e saúde dos trabalhadores.
Aspectos negativos nos processos e ambientes de trabalho permanecem adormecidos e inofensivos até o momento em que são ativados por um comportamento de risco causando acidentes.
Mas o que é comportamento de risco e como evita-los? Continue lendo e você vai conhecer o fator que mais causa acidentes no trabalho.
Comportamento de risco é uma conduta diária de um profissional no exercício da sua profissão, que pode causar acidentes em grandes proporções.
Essa conduta pode variar de acordo com o segmento de trabalho. Além disso, alguns comportamentos são mais fáceis de identificar do que outros. Muitas condutas são normalizadas e desconsideradas.
O termo “fator humano” é usado para descrever a interação dos trabalhadores uns com os outros, com as máquinas, equipamentos e instalações, além da gestão.
Comportamentos de riscos compõe uma cultura organizacional, ou seja, algo que já é automático ali no ambiente de trabalho. Muitos comportamentos de riscos já são intuitivos, geralmente baseados em resultados positivos anteriores. É a famosa frase: “ Eu faço isso a anos e não deu errado”
Com a atividade de situação de risco desencadeia um sentimento de cumplicidade com atividades antes desaconselhadas, e que com o tempo passam a fazer parte da rotina de trabalho. O medo é totalmente esquecido no comportamento de risco
O excesso de autoconfiança leva o trabalhador a abrir mão dos critérios básicos de segurança, que ficam em segundo plano, em troca por ganho de tempo nas atividades
Essas atividades, mesmo que repetitivas, são simplesmente ignoradas e o trabalhador descarta a possibilidade de uma eventualidade.
Quais são as raízes do comportamento seguro?
Em primeiro lugar, a empresa é a principal responsável por dar o tom organizacional no ambiente de trabalho. Ela deve deixar claro quais as expectativas tem sobre o comportamento no local de trabalho, além de criar um processo para monitorar as ações. A cultura de feedback, por exemplo, reforça ou coopera na mudança de comportamentos.
Se um comportamento de risco não for corrigido prontamente, por meio de um feedback, a efetividade de todo processo é comprometida.
Outro ponto importante na mudança dos comportamentos de risco: o papel da experiencia. Normalmente, um comportamento de risco é confirmado por uma experiencia anterior, ou por uma expectativa de ganha antecipado.
Sabe quando o técnico repete exaustivamente uma advertência, mas os colaboradores não obedecem? Há um conflito entre intuição, pelo o que aconteceu no passado, e o sistema racional, o que explica como palavras tem uma pequena influencia sobre comportamentos.
Para entender os fatores humanos que influenciam diretamente nos acidentes de trabalho, é preciso focar:
Além disso, é preciso compreender a causa dos comportamentos de risco de forma integral, abordando aspectos que estão além da cultura SST tradicional e engessada.
O comportamento seguro, por mais óbvio, consiste em perseguir e se possível zerar todas as atividades que caracterizam um comportamento de risco. Trata-se, pois, de um comportamento proativo, pois permite que os aspectos causadores do acidente sejam identificados e tratados
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.