QUAL RISCO você corre ao ligar o PADRÃO DE LUZ?

Será que existe risco ao ligar um padrão de luz ?

Antes de mais nada, não é qualquer eletricista que faz esse tipo de serviço. Empresas de distribuição de energia tem uma equipe de eletricistas preparada para isso. Ou então contratam o serviço terceirizado.

Em primeiro lugar, qualquer instalação de padrão de energia precisa de projeto elétrico  aprovado pela distribuidora de energia.

No vídeo a seguir você acompanha o passo a passo da instalação. Mas também vamos descreve-la por aqui, destacando alguns alertas importantes.

 

Como começar ?

A primeira coisa que observamos é: esse trabalho não pode ser feito sozinho. Enquanto um eletricista faz o corta da alimentação elétrica e instala o novo padrão, o outro ancora a escada para subir e ligar o cabo no novo padrão de entrada.

E daí vem a pergunta: Qual risco esse eletricista corre ao ligar o padrão? Vários.

Perceberam que eles fazem a interrupção de energia pra realizar a manutenção? É SEMPRE recomendado desenergizar antes de trabalhar com qualquer serviço elétrico.

Mas, mesmo com tudo desenergizado, os eletricistas usam todos os EPI´s, tanto para o trabalho em altura, quanto para eletricidade. Inclusive tem luva isolante por baixo das luvas de raspa, tá?

Depois disso, eles cortam o cabo triples que alimentava o padrão antigo e conferem se o mesmo cabo vai dar comprimento pra alimentar o outro padrão.

Por sorte a distância agora ficou menor. Com isso não será necessário trocar esse cabeamento. Facilita muito o trabalho deles quando acontece isso.

Segurança no padrão de luz: Outro ponto importante

Outro ponto importante : Um eletricista sempre sobe primeiro após ter amarrado a escada no poste do padrão. Já o outro fica no pé da escada pra dar sustentação na subida e ser apoio também.

Isso é uma boa prática pessoal, inclusive é citada em muitos treinamentos de NR 35.

Cabe então ao eletricista que estiver na escada esticar o cabo e realizar a conexão. Notem que a escada está devidamente amarrada no tubo galvanizado do padrão e também tem um talabarte de posicionamento que está entrelaçado ao poste preso ao eletricista.

Tirando o que esse eletricista usa ainda um cinto paraquedista e possui um trava quedas conectado ao cinto e a linha de vida montada na própria escada.

Segurança total.

Em seguira ele ancora o cabo de alumínio nu na roldana do padrão e capta os cabos de neutro e fases para realizar a conexão elétrica entre o cabo triplex de alumínio da rua e os cabos de cobre do padrão.

Lembrando que aqui são duas fases no cabo preto e um neutro no azul, todos os 16 milímetros. É um trabalho tranquilo de ser feito, porém precisa de muita atenção e claro, respeitar também os procedimentos de segurança e execução existentes na empresa.

O eletricista da rede corre risco ao ligar um padrão de energia?

Bom, nesse caso, como falei, eles trabalham desenergizados. Então o risco elétrico é menor, mas não é isento. Por isso eles usam também luvas isolantes.

Agora eles correm um grande risco no caso de queda, afinal, o padrão está a mais de seis metros de altura e não posso da roupa chegar nove metros ao posto de baixo.

Tensão. Por isso aquela quantidade de EPI procedimento que vocês viram aí pra subir uma escada é tudo aí.

 

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora