Será que existe risco ao ligar um padrão de luz ?
Antes de mais nada, não é qualquer eletricista que faz esse tipo de serviço. Empresas de distribuição de energia tem uma equipe de eletricistas preparada para isso. Ou então contratam o serviço terceirizado.
Em primeiro lugar, qualquer instalação de padrão de energia precisa de projeto elétrico aprovado pela distribuidora de energia.
No vídeo a seguir você acompanha o passo a passo da instalação. Mas também vamos descreve-la por aqui, destacando alguns alertas importantes.
A primeira coisa que observamos é: esse trabalho não pode ser feito sozinho. Enquanto um eletricista faz o corta da alimentação elétrica e instala o novo padrão, o outro ancora a escada para subir e ligar o cabo no novo padrão de entrada.
E daí vem a pergunta: Qual risco esse eletricista corre ao ligar o padrão? Vários.
Perceberam que eles fazem a interrupção de energia pra realizar a manutenção? É SEMPRE recomendado desenergizar antes de trabalhar com qualquer serviço elétrico.
Mas, mesmo com tudo desenergizado, os eletricistas usam todos os EPI´s, tanto para o trabalho em altura, quanto para eletricidade. Inclusive tem luva isolante por baixo das luvas de raspa, tá?
Depois disso, eles cortam o cabo triples que alimentava o padrão antigo e conferem se o mesmo cabo vai dar comprimento pra alimentar o outro padrão.
Por sorte a distância agora ficou menor. Com isso não será necessário trocar esse cabeamento. Facilita muito o trabalho deles quando acontece isso.
Outro ponto importante : Um eletricista sempre sobe primeiro após ter amarrado a escada no poste do padrão. Já o outro fica no pé da escada pra dar sustentação na subida e ser apoio também.
Isso é uma boa prática pessoal, inclusive é citada em muitos treinamentos de NR 35.
Cabe então ao eletricista que estiver na escada esticar o cabo e realizar a conexão. Notem que a escada está devidamente amarrada no tubo galvanizado do padrão e também tem um talabarte de posicionamento que está entrelaçado ao poste preso ao eletricista.
Tirando o que esse eletricista usa ainda um cinto paraquedista e possui um trava quedas conectado ao cinto e a linha de vida montada na própria escada.
Segurança total.
Em seguira ele ancora o cabo de alumínio nu na roldana do padrão e capta os cabos de neutro e fases para realizar a conexão elétrica entre o cabo triplex de alumínio da rua e os cabos de cobre do padrão.
Lembrando que aqui são duas fases no cabo preto e um neutro no azul, todos os 16 milímetros. É um trabalho tranquilo de ser feito, porém precisa de muita atenção e claro, respeitar também os procedimentos de segurança e execução existentes na empresa.
Bom, nesse caso, como falei, eles trabalham desenergizados. Então o risco elétrico é menor, mas não é isento. Por isso eles usam também luvas isolantes.
Agora eles correm um grande risco no caso de queda, afinal, o padrão está a mais de seis metros de altura e não posso da roupa chegar nove metros ao posto de baixo.
Tensão. Por isso aquela quantidade de EPI procedimento que vocês viram aí pra subir uma escada é tudo aí.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.