Você conhece os tipos de instrumentos de medição para avaliação de riscos?

O principal objetivo dos instrumentos de medição é apresentar amostras e resultados de medição que possam auxiliar os trabalhadores na avaliação dos riscos para a saúde. Sendo assim, estes equipamentos avaliam as intensidades, os níveis, volumes e outras características de agentes químicos, físicos e biológicos. Com os resultados apresentados por esses instrumentos, os trabalhadores podem assim compara-los com os limites aceitáveis para cada situação de risco. Estes equipamentos são portáteis para permitir que os trabalhadores utilizem e levem-no em movimento acompanhando seu trajeto.

Como escolher?

A prioridade na escolha dos aparelhos deve levar em conta os que estão menos sujeitos a equívocos de operação e comando, deve ser observado também se os mesmos estão acompanhados de seus respectivos calibradores. Além disso, a manutenção e calibração do equipamento não devem ser complicadas e nem possuirem custo elevado. Um fator interessante é quanto ao treinamento em campo para utilização do equipamento, algumas empresas inclusive, oferecem laboratórios de apoio.

É de extrema importância que os equipamentos atendam às normas de qualidade dos instrumentos (IEC, ANSI e outras) além das normas específicas, com realização de testes em laboratórios acreditados pela Rede Brasileira de Calibração do INMETRO. Possuir estabilidade, precisão na leitura no decorrer de uso também é fundamental na escolha do aparelho.

Tipos de medidores

Anemometro

Anemômetros

São utilizados para medir a velocidade do ar nos locais de trabalho.

Calibradores de bombas

Tem objetivos de permitir a calibração das bombas com a vazão desejada.

Bomba para amostragem de gases e poeiras

Este instrumento permite coletar vapores, gases, neblinas, névoas e poeiras. As amostras coletadas são levadas para análise em laboratórios.

Detectores de gás

Os detectores de gás tem a função de medir os diferentes vapores e gases existentes no ambiente de trabalho. é importante observar que cada gás ou vapor necessita de um sensor específico e calibrado para à atividade desejada.

Decibelímetro ou Medidor de Nível de Pressão Sonora

Utilizado para fazer leituras da exposição ocupacional ao ruído. Alguns modelos mais modernos permitem armazenagem de dados na memória. Os modelos mais simples oferecem apenas leituras instantâneas dos níveis de ruído.

Dosímetro

Este equipamento permite medir ruídos durante um tempo pré-determinado. Tem uso pessoal do trabalhador, e avalia a dose de ruído a que está submetido durante o período de trabalho.

Higrômetro

Utilizado para medir a umidade relativa do ar.

Luxímetro

Este equipamento mede os níveis de luz distribuída em determinada área.

Explosímetro

Este detector de gases determina o percentual do limite inferior de gases e vapores inflamáveis ou explosivos. Alguns aparelhos disparam alarmes quando há risco eminente de explosão.

Existem ainda vários outros tipos de medidores, como medidores de vibrações humanas, medidores de qualidade do ar, bombas para avaliação de fungos e bactérias, medidores de campos eletromagnéticos, medidores de luz ultravioleta, dentre outros.

Fonte: Super Guia de Proteção

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down