Uma das medidas de proteção contra choques elétricos previstas na NBR 5410/2004, é a chamada"separação elétrica." Ao contrário da proteção por seccionamento automático da alimentação, ela não se presta a uso generalizado. Pela própria natureza, é uma medida de aplicação mais pontual. Exemplo de instalações que possuem separação elétrica são salas cirúrgicas de hospitais, em que o sistema também é isolado, usando-se igualmente um transformador de separação, mas todos os equipamentos por ele alimentados têm suas massas aterradas.
A separação elétrica, como mencionado, é uma medida de aplicação limitada.
A proteção contra choques (contra contatos indiretos) que ela proporciona repousa:
• numa separação, entre o circuito separado e outros circuitos, incluindo o circuito primário que o alimenta, equivalente na prática à dupla isolação;
• na isolação entre o circuito separado e a terra; e, ainda,
• na ausência de contato entre a(s) massa(s) do circuito separado, de um lado, e a terra, outrasmassas (de outros circuitos) e/ou elementos condutivos, de outro.
O circuito separado constitui um sistema elétrico "ilhado". A segurança contra choques que ele oferece baseia-se na preservação dessas condições.
Os transformadores de separação utilizados na alimentação de salas cirúrgicas também se destinam a criar um sistema isolado. Mas não é por ser o transformador de separação que seu emprego significa necessariamente proteção por separação elétrica.
Curso de NR 10 é na Engehall.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.