Por que quando ligo o chuveiro a energia cai mas o disjuntor permanece ligado? (Parte 02)

Quem acompanhou o episódio anterior deve ter ficado maluco, doido pra saber a solução final.

Hoje vamos ver como Charles lidou com isso assistindo a parte 02 do mistério: Assim que ligava o chuveiro a energia caía mas o disjuntor permanecia ligado. Sinceramente o problema era mais simples do que aparentava ser.

 

 

No primeiro episódio,  Charles  já havia verificado as emendas dentro da casa e estavam todas ok, Ele voltou  para a caixa de inspeção do QM a procura de outro problema.

Desta vez ele foi conferir a tensão nos cabos de fase com o auxílio do alicate amperímetro dele.

Aí vem a seguinte pergunta: onde está o problema?

Conexão dos cabos no disjuntor (entrada ou saída)?
Conexão dos cabos no medidor?
Problema dentro do disjuntor?

Lembrando que o padrão tem LACRE externo e interno, dessa forma não podemos violar esses lacres, pois gera multa para o cliente, entendido?

Bom gente, nesse caso não teve outro jeito, o Charlão repassou para o cliente quais poderiam ser os problemas e orientou ao cliente que fizesse uma abertura de chamado junto a concessionária.

Dica de um profissional experiente

Temos uma dica de macaco velho: como o problema poderia ser no disjuntor de entrada, ele já pediu ao cliente que comprasse outro, um disjuntor NEMA de 60A, e aguardasse a concessionária vistoriar.

A concessionária foi no dia seguinte e descobriu que realmente o problema era no disjuntor. Apesar de chegar às duas fases na entrada do disjuntor, que estava lá há quase 30 anos, na saída dele só tinha uma fase passando.

Trocado o disjuntor pela concessionária, foi o fim deste B.O.

Inclusive, o Charlão já está de olho no próximo serviço: - Ele fez o levantamento para trocar essa rede mestra e instalar um QDC lá na casa para o cliente. O danado acabou saindo no lucro. Fez um serviço e já agendou o outro! (E PENSAR QUE ELE QUASE DESISTIU DESTE SERVIÇO, HEIN?)

E com tudo isso fica uma lição pra gente: isso serve até pra quem tem mais experiência. Afinal qualquer eletricista pode se enrolar numa busca por defeito em casas com rede mestra, mas é o seguinte:

EM INSTALAÇÕES MAIS ANTIGAS, FAÇA AS MEDIÇÕES PRIMEIRO NO PADRÃO DE ENTRADA, SE HOUVER ALGUM PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO VOCÊ JÁ PEGA DE CARA.

Se o problema for na instalação interna, aí você continua na trilha da energia buscando onde pode ser, combinado?

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura. 

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down