Dispositivo IDR: um investimento necessário

Dispositivo IDR: um investimento necessário

Qual o preço de uma vida? Você saber me dizer? Basta olhar ao seu redor: sua casa, seu carro, sua moto, seu celular, suas roupas, seus eletrodomésticos, móveis. Os bens materiais adquiridos são frutos de esforço e uma vida de lutas e sacrifícios.  Portanto, uma vida tem sim um preço. Saiba como o dispositivo IDR pode ser um investimento necessário para quem valoriza a segurança e a vida.

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

As grandes empresas exigem  que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

 

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) diz que nos primeiros 6 meses de 2021, já foram contabilizados mais de 130 acidentes envolvendo o choque elétrico. 116 foram acidentes fatais. Dá pra acreditar nisso? 116 pessoas morreram por causa de um acidente que poderia ser facilmente evitado.

Os números são assustadores. No entanto, muitos acidentes podem ser evitados com  um investimento de R$ 200,00 a mais na proteção da instalação elétrica. Da mesma forma, a contratação de um eletricista profissional também traz um  resultado diferente.

O que é IDR ?

O IDR é o primeiro dispositivo de proteção a ser instalado no quadro junto aos disjuntores. O interruptor diferencial residual, mais conhecido como IDR, é um componente que desliga automaticamente um circuito em caso de fuga de corrente acima de 30mA.

Dispositivo IDR

As três principais causas para a fuga de corrente são:  instalação mal feita, desgaste do cabo de energia e choque elétrico. Na prática,  eu tomo um choque em algum ponto da instalação, o dispositivo DR identifica o desvio da energia, desarma e desliga a energia daquele ponto.

Na pior das hipóteses, a fuga de corrente pode evoluir para um incêndio. Ou seja, o DR não protege apenas as pessoas, protege a instalação também. O valor da peça está em uma média de R$200,00 no mercado. Mas em comparação ao valor total de uma instalação elétrica em uma casa, é um preço baixo para garantir a segurança da  casa e da família.

Além do dispositivo DR , temos outro dispositivo de proteção que deve ser instalado nos quadros de distribuição junto aos disjuntores: o DPS - Dispositivo de Proteção Contra Surtos

O DPS é um equipamento que tem a função de proteger a instalação elétrica contra os surtos elétricos. Os surtos elétricos, na maioria das vezes, são causados  pelas descargas atmosféricas. Ou seja, os raios, e também os surtos podem ser causados por oscilações na rede elétrica, ou até mesmo manobra lá na rede de distribuição da concessionária.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down