CHUVEIRO com ATERRAMENTO dando CHOQUE? Nunca Faça isso!

Quem nunca passou pela sensação de receber um pequeno choque ao manusear o registro de um chuveiro elétrico? Utilizar uma toalha de banho seca como luva é um pequeno truque para fugir do choque, mas não é o método mais apropriado para resolver o problema.

 

Entendendo mais o choque elétrico

O choque elétrico ocorre devido as correntes de fuga, que surgem a partir da resistência elétrica do chuveiro. Encanamentos metálicos, ou a própria água conduzem a eletricidade que “escapa” da resistência até o registro, em geral fabricado em material metálico. Quando uma pessoa toca o registro, a eletricidade pode fluir para a terra através dela, que molhada e nua, está em situação bastante vulnerável.

Ferimentos na pele tendem a intensificar a sensação desagradável, pois com a pele ferida, a resistência elétrica do corpo fica mais baixa, permitindo a passagem de uma corrente mais elevada. Assim, não é incomum que após cortar as cutículas das unhas, por exemplo, se percebam choques que antes não ocorriam.

Como a fração de corrente elétrica que flui pelo corpo nesses eventos é bastante baixa, as consequências fisiológicas ficam restritas a um susto, formigamento, ou um pouquinho de dor, mas tais efeitos também são um claro alerta de que há algo inseguro na instalação de seu chuveiro. Em situação anormal de funcionamento do chuveiro, as consequências podem ser muito mais sérias se negligenciado o aterramento no equipamento.

O condutor de proteção (ou terra) tem a clara função de permitir um caminho mais fácil para a eletricidade que foge à resistência do chuveiro (ou outro equipamento elétrico), evitando que a mesma atravesse o corpo de uma pessoa. Este condutor costuma ser indicado pela cobertura na cor verde, ou verde e amarela, e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico da residência.

Se no ponto de instalação do chuveiro, todavia, você possui apenas dois fios chegando (fase + neutro ou fase + fase), deve-se instalar o condutor de proteção entre o chuveiro e o quadro de distribuição, conectando-o na barra de aterramento. A área da seção do condutor de proteção deverá ser a mesma empregada nos condutores carregados, utilize um cabo ou fio de cobre com isolação na cor verde e conecte-o ao fio de mesma cor do chuveiro através de um conector adequado.

O que fazer para consertar um chuveiro dando choque?

É normal que uma parcela da corrente elétrica acabe escapando da resistência do chuveiro ou de qualquer outro aparelho. É por isso que existe um condutor de proteção, chamado de fio terra. Esse cabo é o responsável por conduzir a eletricidade para o caminho certo e evitar que atravesse o corpo de uma pessoa.

Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa.

Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro. Porém, como estamos falando de eletricidade, que oferece muitos riscos, é preciso ter cautela. Se você não tem conhecimento sobre o assunto ou se sente inseguro para realizar a tarefa, o melhor a se fazer é chamar um profissional.

Um engenheiro eletricista é a melhor pessoa para realizar o aterramento do seu chuveiro. Por possuir ampla experiência na área, ele saberá executar o serviço com segurança e deixar sua casa sem riscos de choques elétricos.

Desta forma, sempre que notar qualquer falha na rede elétrica ou decidir instalar mais um equipamento em sua residência, busque ajuda profissional. Assim, você tem a certeza de obter um serviço de qualidade e não coloca a sua vida e a de sua família em risco. Conheça o Curso de Eletricista da Engehall.

Busque ajuda especializada

Neste artigo, falamos sobre porque um chuveiro dando choque não é algo que deve ser ignorado. Apesar de não trazer consequências físicas muito grandes em um primeiro momento, esse pode ser um indicativo de que algo de errado está acontecendo.

 

Picture of Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

raio_icone

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora