...

Choque Elétrico – Quais os seus riscos?

choque elétrico

A existência de energia elétrica é possível a partir da passagem de uma corrente elétrica por um corpo que exerce resistência a essa passagem. A corrente é definida pelo fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou pelo deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe a diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Levando essa informação em consideração, vamos aprender hoje como acontece o choque elétrico.

Portanto, essa diferença existe pela resistência que o corpo oferece à passagem de energia. É necessário que a eletricidade tenha um caminho a seguir, passando do maior potencial, para o menor potencial.

Observamos no caminho da corrente a resistência exercida pelo corpo, como ela está entre o ponto de contato com a fonte de energia e o ponto de escape, existe a diferença de potencial necessária para a passagem. Quanto maior a diferença de potencial, maior tende a ser a corrente elétrica e com isso o choque também é maior.

Representação do percurso da corrente elétrica pelo corpo humano.

O choque elétrico

O choque elétrico acontece quando a corrente elétrica passa pelo corpo, ou por parte do corpo, de uma pessoa. Ou seja, ele é uma espécie de perturbação acidental, de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano quando percorrido por uma corrente elétrica.

No choque elétrico o corpo exerce a resistência à passagem da corrente e sofre os efeitos da passagem. Na maioria das vezes, a diferença de potencial está entre os pés – que estão em contato com a terra e servem como escoamento da corrente – e o ponto que entra em contato com o aparelho ou fio elétrico.

Desse modo, a resistência do corpo apresenta variações entre as pessoas, também em relação às condições da pele – quando molhada a resistência é menor – e pelo caminho da corrente no corpo.

Sendo assim, isso afeta o resultado do choque. Os danos causados pelo choque possuem uma relação maior com a corrente elétrica e a resistência exercida pelo corpo do que com a voltagem, mesmo em baixas voltagens podem ocorrer choques que levem a óbito.

A passagem da corrente pelo corpo de uma pessoa pode causar desde um pequeno susto até o óbito da pessoa, passando por efeitos como queimaduras e prejuízo de funcionamento de órgãos.

Gravidade do choque elétrico

Vários fatores influenciam a gravidade do choque elétrico, os principais estão listados abaixo:

  •  Percurso da corrente elétrica pelo corpo humano;
  • Intensidade da corrente elétrica;
  • Tipo da corrente elétrica (alternada ou contínua);
  • Frequência da corrente elétrica;
  • Tempo de duração do choque elétrico;
  • Área de contato do choque elétrico;
  • Pressão do contato;
  • Espraiamento da corrente pelo corpo humano;
  • Condições da pele do corpo humano: seca, úmida, molhada, imersa;
  • Constituição física do indivíduo;
  • Estado de saúde do indivíduo;
  • Presença de dispositivos auxiliares de vida como marca passos, próteses metálicas etc.

Gráfico: Efeito da corrente elétrica em pessoas adultas jovens e sadias.
Fonte: IEC 60479-1 – adaptado

5 maiores riscos de choque elétrico

Como já dissemos por aqui, a eletricidade é uma parte essencial de nossas vidas, mas também pode ser perigosa se não for tratada com respeito e precaução. 

Por isso, para ajudar a manter você e seus clientes seguros, é crucial estar ciente dos riscos de choque elétrico. Então, trouxemos alguns exemplos abaixo: 

Falta de isolamento elétrico 

A falta de isolamento adequado em fiações, tomadas ou dispositivos elétricos podem expor as pessoas a riscos de choque elétrico. Então, certifique-se de que todas as partes elétricas estejam isoladas de forma adequada.

Fiações danificadas

Aqui, fiações danificadas como cabos desgastados ou desencapados, podem criar pontos de contato perigosos para correntes elétricas. Por isso, realize inspeções regulares em sua fiação e substitua cabos danificados imediatamente.

E quando não estão danificadas, são de má qualidade. O que também pode gerar problemas em instalações elétricas. Ou seja, produtos eletrônicos de baixa qualidade podem não atender aos padrões de segurança e representar um risco maior. Ao comprar aparelhos, opte por marcas respeitadas e certificadas.

Instalações elétricas antigas

Sistemas elétricos antigos podem não atender aos padrões de segurança mais recentes, tornando-os propensos a problemas elétricos. Considere atualizar sua instalação elétrica se ela for antiga.

Trabalhos elétricos inadequados

Tentar fazer reparos ou instalações elétricas sem o conhecimento ou habilidades adequadas pode aumentar o risco de choque elétrico. Dessa forma, sempre confie em profissionais qualificados para tarefas elétricas complexas.

Além disso, conectar muitos dispositivos em uma única tomada ou circuito pode levar a sobrecargas e possíveis choques elétricos. Sendo assim, distribua a carga elétrica de maneira equilibrada em toda a casa e evite a sobrecarga.

Não seguir procedimentos de segurança

Ignorar procedimentos de segurança ao manusear eletricidade, como não desligar a energia antes de fazer reparos, pode levar a acidentes graves. Certifique-se de seguir os protocolos de segurança apropriados ao lidar com eletricidade.

Outro ponto importante aqui é não usar equipamentos de proteção, como luvas isolantes e óculos de segurança. Pois, trabalhar com eletricidade pode aumentar o risco de lesões por choque elétrico. Sendo assim, use sempre os equipamentos de proteção recomendado ao realizar trabalhos elétricos.

Conclusão

Depois do conteúdo de hoje, você viu a importância de executar um trabalho com segurança e dentro das normas, não é mesmo? Por isso não perca mais tempo e se inscreva no nosso curso NR10. A norma que protege a sua vida!

Além disso, não perca a oportunidade de se tornar o melhor eletricista profissional do mercado e se inscreva clicando no botão abaixo.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.