BUCHA CASEIRA para USAR no GESSO!!!

Você sabe fazer uma BUCHA CASEIRA ?

Que o brasileiro adora uma gambiarra a gente tá cansado de saber!  Mas existe uma ligeira diferença entre gambiarra e recurso técnico.

Gambiarra nem sempre é vista com bons olhos, mas o recurso técnico, esse sim dá pra dizer que passa...

Vimos um recurso técnico usando uma bucha comum e um arame galvanizado, e isso chamou bastante a nossa atenção porque funciona só que parcialmente.

 

 

Bora ver então como é mais esse recurso técnico.

BUCHA CASEIRA ?

Esse macete consiste em pegar uma bucha comum e um pedaço de arame e na ponta da bucha, onde tem essa primeira ranhura aqui, amarrar as pontas usando o arame. Assim, quando apertar um parafuso, ele não abrirá as pontas, irá se dobrar no meio. Desta maneira a ideia é funcionar como uma bucha apropriada para gesso.

Mas será que funciona da mesma forma que uma bucha própria para gesso?
Aí precisa testar direto do gesso

Mas antes de contar o resultado, dá uma moral compartilhando esse gambiarra… Desculpa recurso técnico, vamos incentivar mais pessoas a postar mais coisas interessantes e que não coloque a vida de ninguém em risco.

Teste na placa de gesso

Agora o teste na placa de gesso mesmo, temos aqui um pedaço de drywall. Vamos fazer um teste e ver quanto de peso este “recurso técnico “ irá suportar.

Fizemos dois furos, um para colocar uma bucha para gesso, e outro para colocar a bucha comum com o arame.
Podemos perceber que a bucha para drywall tem travas para entrar no gesso e não rodar, já a bucha comum não tem isso, então na hora de colocar o parafuso vai dar trabalho.

Olha só como a bucha para gesso se comporta, o parafuso sobe, pega ela e aperta o fundo como se fosse um calço, a ideia é fazer a mesma coisa com a bucha comum.

Agora olha só o teste, para a bucha comum não rodar precisamos segurá-la com um alicate de bico. Já dá um trabalho a mais, e o acabamento do parafuso se compromete também. Mas podemos ver do outro lado que a bucha se deforma sim, fazendo uma espécie de calço atrás da placa, então ela deve segurar também.

Teste final. Será que dá certo ?

Para o teste final, vamos usar nossa balança e aplicar aproximadamente 8 a 9kg de força nas duas buchas. A primeira se comportou bem, não aconteceu nada. A segunda, também segurou, mas quando terminou o teste acabou soltando um pouco a peça que usamos para ancorar o gancho, ou seja ela deu uma enfraquecida, deu uma bambeada

Enfim, se você não tiver bucha pra gesso e quiser tentar isso, vai na fé!
Não posso dizer que ela não funciona, porque vocês viram no teste, a ideia funciona, mas pra instalar na prática dá mais trabalho, tem que arrumar uma forma de travar a bucha pra não rodar e aí começa a encher o saco, melhor usar a bucha certa mesmo.

Mas isso é apenas minha opinião, quero saber a sua agora, me conta aí nos comentários! Me diz também se você manja de algum recurso técnico que a gente não ensinou no canal, quem sabe é uma dica boa e não vira mais um vídeo!

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down