...

A queda de um raio faz um DR atuar ???

Bem vindos a mais um episódio da série Pica o Pé no Pica fio, um conjunto de vídeo aulas feito para ensinar macetes aos eletricistas profissionais e deixar o pica fio comendo poeira na busca pelo conhecimento. No vídeo anterior descobrimos que o problema no DR era a umidade.  Mas, surgiu uma segunda questão: A queda de um raio faz um DR atuar, ou isso é mais uma CONVERSA FIADA do PICA FIO?

A queda de um raio faz um DR atuar: vamos aos testes ?

 

Em primeiro lugar, preparamos um teste prático em nosso estúdio, simulando um surto elétrico para encontrar uma resposta mais convincente.

Algumas pessoas relataram que após um raio cair próximo a suas casas, o DR parecia desarmar. Mas será o motivo do DR desarmar realmente é o raio  ou é apenas uma coincidência? Será mais um mistério para a nossa equipe desvendar.

Ainda não temos como produzir um raio para fazermos testes aqui na Engehall. Mas daí o Alessandro teve uma ideia: fazer este teste usando um TRAFO DE MICROONDAS. Desta forma, podemos simular uma descarga de “apenas” 2000V!

Montando o quadro

A montagem do quadro é bem simples. A fase que vem da rede passa por um disjuntor geral monofásico de 63A. Da saída deste disjuntor geral, vamos para a entrada do nosso IDR de 63A e 30mA. da saída do IDR vamos derivar 2 cabos. Um cabo vai para o DPS e o outro vai para um bloco de disjuntores simulando as cargas de uma residência. E da saída do DPS vai para o barramento de terra, que está ligado ao terra de nossa entrada.

O neutro da rede vai entrar no borne N do IDR e na saída vamos derivar 2 cabos. Um cabo para para o DPS e o outro cabo vai para o barramento de neutro. Assim como o DPS da fase, o DPS do neutro estará ligado ao terra de nossa entrada.

Já o transformador foi alimentado com 127V na sua bobina primária e a aterramos sua carcaça junto ao nosso sistema de aterramento.

Este cabo aqui saindo da bobina do secundário do trafo é por onde irá “sair” nossos 2000V.

Lembrando que somos qualificados para reproduzir um experimento elétrico deste tipo. Por isso tomamos todos os cuidados necessários para não causar acidentes.

Ao iniciar os testes, reparem que o IDR atua e o disjuntor geral permanece sem desarmar. Reparem também que tanto os DPS da fase quanto o do neutro também não sofreram nada.

O que pode ter ocasionado isso?

Bom, vai pensando aí na resposta enquanto envia este vídeo para os amigos do zap, facebook, ajuda nós aí com o compartilhamento de informação útil para as pessoas, me ajuda a combater os pica fio que só deixam prejuízo por aí… #picaopénopicafio

E pra responder o que pode ter ocasionado a atuação do DR, separamos 4 perguntas e respostas.

1 – Porque será que o Disjuntor Geral não desarmou???

Isso acontece porque o disjuntor precisa de um tempo para se sensibilizar. Um surto ou raio são rápidos demais para dar tempo disso acontecer, ou seja, o disjuntor não vai conseguir proteger contra surtos, para isso existe o DPS.

2 – Tá, mas por quê o IDR desarmou então???

Como o DPS estava instalado após o DR, o IDR “enxergou” o surto como uma fuga de corrente. O que? O surto virou uma fuga? Sim, uma vez que temos um surto na rede, cria-se uma diferença de potencial entre o neutro e o terra, como na maioria dos casos neutro é aterrado em algum ponto da instalação, o IDR enxerga essa diferença como fuga de corrente e faz seu trabalho que é proteger a instalação.

3 – E por que o DPS não queimou??

Os DPS podem atuar diversas vezes dependendo da intensidade do surto. Pode acontecer sim de acontecer a queima do DPS após um surto, principalmente se foi mal dimensionado.
E como nosso surto foi “bem fraquinho”, como diz o maluco do Alessandro, é só um “tirin”, não causa a queima do varistor, na verdade nem fez cócegas né.

4 – Uai, então eu não preciso instalar o DPS, já que o IDR desarma com um surto?

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura. 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.