...

🔌 Qual é a MELHOR FORMA de INSTALAR TOMADAS DUPLAS? (Teste prático na MDC 🤩)

A ligação de tomadas duplas é um dos assuntos polêmicos na área de eletricidade.  Como INSTALAR TOMADAS DUPLAS? O que é melhor: usar terminais e fazer os “jumpers” as pontes com cabos, ou  usar conectores para derivar? Existe uma maneira correta de ligar tomadas duplas?

 

 

As diferentes formas de se instalar uma tomada dupla costuma ser um assunto polêmico. Sendo assim, resolvemos mostrar para você o que acontece neste tipo de ligação, de 2 maneiras diferentes:
1 – Emenda de derivação, com conector e com fita isolante….e
2 – Derivação por “jumpers”, ou seja fazendo ponte com cabos e terminais…

“E como você vai testar isso André?” Será em três passos:

1 – Faremos ambas montagens da melhor forma possível separadamente.
2 – Ligaremos a tomada dupla a nossa MDC para simular a circulação de corrente.
3 – Usaremos a nossa câmera térmica para medir o aquecimento dos terminais em cada tipo de ligação.

Primeiro vamos ver o que acontece quando derivamos os cabos saindo de um módulo e ligando em outro através dos jumpers. Através da visão térmica a gente consegue notar que o ponto de maior temperatura, 37 graus, está concentrado no cabo de alimentação das tomadas e também da pra ver que os bornes do módulo que recebe a alimentação esquenta mais do que o resto dos componentes, ou seja, ao fazer jumpers, toda corrente das duas tomadas passam no primeiro borne, pra de pois ela se dividir ali.

Agora vamos ver o que acontece quando derivamos os cabos através das emendas de derivação convencionais isoladas na fita isolante mesmo. Reparem agora que o ponto quente, ou seja, a parte que está vermelha na camera térmica está concentrado nas emendas, e não nos bornes das tomadas. Veja que nas emendas temos praticamente os mesmos 37 graus do teste anterior, chegando até 39 graus. E os bornes se mantem sem sobrecarga, afinal neste tipo de ligação a corrente se divide antes da conexão nas tomadas, preservando mais os bornes.

E por fim, apenas a título de curiosidade vamos ver essa mesma derivação só que feita com conector no lugar da fita isolante. Reparem que assim como na derivação feita com fita isolante, o ponto de maior temperatura, praticamente os 37 graus variando pouco, está concentrado no conector onde é feito a emenda, com isso os bornes novamente não ficam sobrecarregados.

Bom, tá visto então com a ajuda da nossa câmera térmica, que ligar tomadas duplas fazendo derivações nos cabos ao invés de jumpers, tende a aumentar a durabilidade da conexão. Dessa forma não há sobrecarga nos bornes que recebem a alimentação.

Só que é bom lembrar, que não existe uma regra para fazer este tipo de ligação.
Você pode escolher fazer por derivação cabo a cabo ou por jumper, a norma não padroniza isso e como eu disse no início do vídeo, a intenção deste vídeo é mostrar o que acontece quando fazemos estes dois tipos mais comuns de ligação. Particularmente, eu uso, faço e recomendo que seja feito derivando o rabicho individualmente para cada módulo. Agora, cabe a você decidir qual delas você irá adotar.

E ai meu querido, após assistir a este vídeo, sua opinião sobre a forma de ligar 2 ou mais módulos de tomada mudou? Espero que tenha ajudado a INSTALAR TOMADAS DUPLAS.

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.