Curso NR10 Online com Certificado
Ao realizar a sua matrícula você pode começar o curso imediatamente (Pague em 3x sem juros)
Somos a única empresa do Brasil a desenvolver um treinamento que segue rigorosamente todos os ítens da norma NR 10, com a finalidade de atender o anexo 2, desenvolvemos uma plataforma para prática de combate a incêndio e primeiros socorros totalmente em português. Em primeiro socorros utilizamos as diretrizes atualizadas da American Association Heart , responsável pela publicação científica e orientações de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e Atendimento Cardiovascular de Emergência, que é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais da área da saúde e hospitais em todo o mundo.
Projeto pedagógico: Renata Navarro
Apostila NR10 básico: Professora Tabita (Senai)
Apostila NR 10 Sep: Professor e Engenheiro Eletricista Andre Mafra
Combate a Incêndio: Salmir (Corpo de Bombeiros)
Primeiros Socorros: Marcelo Felix (Socorrista do SAMU)
Edição e confecção de vídeos : Equipe de Marketing Engehall
Participação especial: Diretor executivo Edson Martinho da Abracopel (Associação Brasileira de conscientização para os perigos da eletricidade). Participou com sugestões no início do projeto.
Já são mais de 48 mil profissionais certificados, já atendemos mais de 1300 empresas em todo Brasil.
A liberação do certificado de conclusão dos cursos online ocorre de forma automática no painel do aluno, sendo necessário que na avaliação o aluno obtenha 70% de aproveitamento. O certificado de conclusão original é enviado via correios e chega de 3 a 5 dias úteis no endereço cadastrado. Válido em todo território nacional
Modelo de certificado – clique aqui
A conclusão dependerá do desempenho de cada aluno em nossa plataforma, o mesmo poderá assistir as aulas quando quiser. A prova poderá ser realizada assim que o aluno terminar os simulados preparatórios.
Este curso é obrigatório, todos profissionais que trabalham com serviços que envolvem eletricidade devem realizar.
Além de orientar e auxiliar as práticas de segurança no campo de trabalho, reduz os riscos de acidentes.
Básico – Profissionais que não tenham feito o curso de NR 10 ou que tenha o certificado vencido há mais de 02 anos. Esse curso é válido por 02 anos.
Reciclagem – Profissionais que já realizaram o curso de nr10 básico em até 02 anos.
SEP – O curso Nr 10 Complementar SEP (Sistema Elétrico de Potência) é obrigatório para profissionais expostos a tensão acima de 1000 volts (alta tensão).
É pré requisito que o profissional tenha o curso de NR 10 básico.
SEP reciclagem – Profissionais que já realizaram o curso de NR10 SEP em até 02 anos.
Lembrando que estes são considerados cursos livres, não sendo necessário registro no MEC.
O material didático possui vídeo aulas, apostilas completas e simulados e avaliação, além de uma plataforma única de combate a incêndio e primeiros socorros que permite que o profissional assimile melhor o conteúdo. A plataforma permite também que o aluno pause o curso a qualquer momento e retome de onde parou em um momento posterior.
Nossa equipe está sempre pronta. Esclarecemos suas dúvidas, por telefone, email ou WhatsApp.
Conheça nosso ambiente virtual e baixe aqui a apostila do curso nr-10 online básico da engehall, está apostila teve a participação da professora Tabita do Senai, do Engenheiro Eletricista Andre Mafra, do profissional Salmir do Corpo de Bombeiros e do Marcelo Félix do SAMU. Baixar apostila NR 10 grátis
Baixe gratuitamente o nosso ebook que mostra as 10 causas principais de acidentes na área elétrica. Esse ebook foi desenvolvido pelo engenheiro Andre Mafra e produzido pelo nosso setor de Marketing. Baixar ebook acidentes elétricos
Acompanhe os videos em nosso blog que possui dicas rápidas e incríveis para os eletricistas, a Engehall posta vídeos todas as terça, quintas e sábados confira! Acesse aqui
Baixe aqui o manual de auxilio, interpretação e aplicação da norma NR 10. Autores Eng. Joaquim Gomes Pereira e Eng. João José Barrico de Sousa. do MTE Ministério do Trabalho e Emprego. Baixar norma NR10 comentada.
A Engehall atua em todo Brasil
Os instrutores dos nossos cursos são capacitados e habilitados para ministrar o Treinamento NR 10 Presencial Básico e complementar SEP, completo para sua empresa.
Últimas cidades atendidas para Cursos online:
Curso de NR10 em BH, SP, RJ, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasilia, Contagem, Curitiba, Juiz de Fora, Florianópolis, Goiania, Guarulhos, Hortolandia, Ipatinga, Indaiatuba, Joinville, Jundiaí, São Jose dos Campos, Londrina, Limeira, Lavras, Manaus, Maringá, Maceió, Niterói, Porto Alegre, Uberlândia, Uberaba, Vitória, Cuiabá.
NR 10 é uma norma do MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), o principal objetivo é evitar acidentes, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam com a eletricidade ou próximos a ela. Todas as informações necessárias para trabalhar com segurança em locais que possuem eletricidade, são abordados na NR 10.
Publicações da NR 10 MTE
Portaria MTB nº 3214 08 de junho de 1978
Portaria SSMT nº12 06 de junho de 1983
Portaria MTE nº 598 07 dezembro 2004
Última atualização MTPS nº508 29 de abril de 2016 Baixe aqui a NR 10 atualizada
NR10 Download Baixe aqui – NR 10 comentada
Mínimo de 40 horas para os cursos NR10 com certificado Básico e NR10 complementar SEP.
O Treinamento NR 10 na modalidade presencial, o aluno estuda 40 horas. No curso NR10 Online o conteúdo é o mesmo, mas o aluno pode definir o seu período de estudo para absorver toda a matéria.
Para o curso de Reciclagem é de acordo com as atividades de cada profissional e variam de empresa para empresa. Para os cursos de reciclagem é de 20 horas. Essa carga horária não é definida de forma clara.
Acidentes são cada vez mais comuns, diferentemente de como as pessoas pensam, eles ocorrem tanto em alta tensão como em baixa. O foco principal não é somente um certificado de conclusão é a segurança dos trabalhadores e de pessoas que trabalham próximo a locais energizados.
Isso nem sempre é fácil, muitos não sabem quais as providências a serem tomadas.
Mas fique tranquilo, neste texto a Engehall vai falar sobre a forma mais adequada de trabalhar com segurança.
Em nosso ambiente virtual, vamos mostrar de forma clara e objetiva as normas que regulamentam o trabalho do eletricista.
O choque elétrico está no topo desta lista, uma avaliação foi realizada pela Abracopel, em 2013 a 2017 morreram 6.215 pessoas em todo Brasil, esses dados foram os catalogados, acredita-se em um número bem maior.
Muitas pessoas que atuam com a eletricidade, e até mesmo que não atuam, já receberam a descarga elétrica de um choque pelo menos uma vez em instalação elétrica, seja por mau funcionamento de equipamentos ou por imprudência.
Vamos mostrar agora outros riscos que merecem todo o nosso cuidado.
O nosso corpo quando entra em contato com a corrente elétrica, conduz eletricidade, a mesma procura o caminho mais fácil que é a terra.
As consequências deste contato, dependem da intensidade, composição do corpo do indivíduo e também do tempo de exposição à corrente elétrica.
Pode ocorrer queimaduras leves, graves, paradas cardíacas e até morte do indivíduo. Veja também: os efeitos do choque elétrico
O arco voltaico é a transmissão de corrente por um meio a princípio isolante, como o ar por exemplo.
Na maioria das vezes ocorre, devido à conexão e desconexão de dispositivos elétricos.
A temperatura do arco elétrico pode chegar até a 20.000 °C.
O arco elétrico provoca queimaduras de segundo, terceiro grau e pode levar a morte, por este motivo merece atenção especial.
Como mostramos no texto acima, os arcos elétricos e o contato com a corrente elétrica podem provocar queimaduras graves ao corpo humano decorrentes da falta da segurança em eletricidade.
Queimaduras causadas por eletricidade são mais graves do que as causadas pelo fogo.
A lesão externa não mostra a gravidade da lesão interna.
As queimaduras resultantes do contato com a corrente elétrica, é normalmente maior do que uma lesão provocada pelo fogo.
O tratamento inadequado pode piorar a situação da vítima que sofreu o acidente, por este motivo é necessário que seja feito uma avaliação afim de verificar o estado do acidentado.
Crenças populares recomendam vários produtos para o tratamento de queimaduras, como clara de ovo, creme dental entre outros.
Fique atento em caso de acidentes elétricos acione imediatamente os serviços de emergência.
A empresa que não se adequa a NR10 está sujeito a outros riscos.
O trabalho envolvendo a energia elétrica em altura que é tratada na NR10 e também na norma NR35 é mais um dos riscos que podem levar a quedas e conseqüências graves para os trabalhadores.
Alguns trabalhadores ficam expostos a campos eletromagnéticos, em áreas de risco de explosões, espaços confinados dentre outros.
Um risco desconsiderado por muitos é o de ataques de insetos.
Postes e locais podem abrigar abelhas ou marimbondos, por exemplo.
A principal causa de acidente de trabalho com eletricidade está relacionada a falta de observação e procedimentos recomendados na norma NR10.
Uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPI);
Uso de equipamentos ou ferramentas danificadas;
Realização de tarefas em redes energizadas
Um item importantíssimo tratado na norma NR 10 são as medidas de controle para trabalhar com segurança.
Medidas de proteção coletiva;
Medidas de proteção individual;
Procedimentos de trabalho;
É preciso ficar atento as medidas complementares.
Os procedimento de segurança em eletricidade devem ser tomadas em conjunto.
A norma NR 10 exige certificações e documentações que comprovem o desempenho das medidas e dispositivos de segurança.
As medidas de segurança devem ser adotadas em projetos, construção, operação, montagem e manutenção.
Devem ser estabelecidas também diretrizes para trabalhos em instalações elétricas energizadas e desenergizadas.
A NR 10 trata também da habilitação necessária para que o profissional trabalhe com segurança em redes elétricas.
São três tipos de profissionais aptos a trabalhar em instalações elétricas:
o Receber capacitação sob orientação e responsabilidade de profissionais habilitados e autorizados;
o Trabalhar sob a responsabilidade de profissionais habilitados e autorizados.
Para trabalhar com segurança e para facilitar o funcionamento a norma NR10 determina as seguintes responsabilidades:
Cabe à empresa:
Oferecer, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes.
Cabe ao trabalhador:
Responsabilizando juntamente com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, deve atentar também aos procedimentos internos de segurança e saúde;
Deve comunicar imediatamente ao responsável pela execução do serviço as ocorrências que entender que são de risco para sua saúde e segurança e a de terceiros.
Utilize os EPIs adequados de acordo com a atividade:
Fale com a Engehall pelo número: 0800 033 7573 ou acesse:
Dúvidas Frequentes – WhatsApp (31) 98312-0209