Você sabe como funciona o aterramento?

Assista o vídeo sobre aterramento

O aterramento dos aparelhos eletrônicos é e fundamental para a proteção contra falhas do sistema elétrico. Para compreender a funcionalidade do aterramento e como ele atua, é preciso compreender um pouco sobre o sistema elétrico, uma vez que ele faz parte desse sistema.

De maneira simples o sistema elétrico que chega aos consumidores é composto por dois fios, um neutro e um fase. A eletricidade só existe quando há a diferença de potencial entre dois polos, por isso o fio neutro possui potencial zero e o fio fase é por onde a tensão elétrica passa, de forma que a voltagem é representada pela diferença entre os dois fios. No entanto, o fio neutro pode ter o que é chamado de fugas de energia, ou seja, um pequeno aumento ou escape no potencial desse fio. Alterando o potencial e possibilitando um acumulo de carga nos equipamentos.

Quando acontecem essas fugas a energia resultante delas fica alojada nas extremidades metálicas dos equipamentos. Podemos perceber essa energia ao tocamos um aparelho que sofre uma corrente de fuga, pois levamos um leve choque, já que existe uma diferença de potencial entre o equipamento e nosso corpo. Enquanto para nós essa descarga não apresenta danos significativos à saúde, ela pode danificar os aparelhos por onde passa.

Por sua vez, a terra possuí potencial igual a zero volt absoluto, ou seja, não tem nenhuma carga durante todo o tempo. Assim, ela consegue receber a corrente elétrica de fuga de qualquer aparelho, eliminando a sujeira elétrica desses aparelhos. A ligação com a terra é realizada exatamente para que não haja o acumulo de energia nos equipamentos, de forma que a carga em fuga transite para a terra e não se acumule. Ela é feita a partir de um fio em contato direto com a terra, por isso o nome aterramento.

As instalações elétricas devem ter um sistema de aterramento, que consiste em uma barra cravada na terra e conectada ao sistema através de uma fiação especial. Dessa forma, todas as tomadas possuem o aterramento e quando um equipamento é conectado ele está aterrado. Alguns aparelhos elétricos possuem tomadas com três pinos, um deles é o fase, o outro o neutro e o terceiro, em posição central, é o terra, quando conectado em uma tomada com sistema de aterramento esse pino central é o responsável por dissipar as correntes de fuga do aparelho, protegendo-o.

Aterramento: Definição

Ligação intencional de um equipamento ou sistema à terra através da qual correntes elétricas podem fluir.O aterramento pode ser:

•Funcional: ligação através de um dos condutores do sistema neutro.

• Proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

• Temporário: ligação elétrica efetiva com baixa impedância intencional àterra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a intervenção nainstalação elétrica.

Você sabe o que fazer quando a casa não tem ?

 

Saiba mais sobre: Aterramento temporário

Veja também: Aterramento

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta