Veja aqui 3 tipos de proteção da cabeça que podem salvar sua vida

O capacete de segurança é um Equipamento de Proteção Individual que tem como objetivo reduzir os efeitos de impactos de objetos na cabeça, diminuindo assim os riscos de ferimentos. Sua composição é formada por casco produzido em polietileno de alta densidade ou ABS e suspensão. O mercado está sempre buscando oferecer uma proteção da cabeça eficiente e que seja confortável para o usuário, como em casos em que a suspensão vem com ajustes tipo catraca. Além disso, existe uma tendência que de produzir modelos específicos para diferentes ambientes de trabalho, inclusive, é possível adquirir um sistema de proteção da cabeça que seja equipado com protetores faciais e também com proteção auditiva.

Sendo assim, existem duas classes de proteção da cabeça contra impactos: Os de classe A não são usados por trabalhadores envolvidos com energia elétrica; Já os capacetes de classe B são preparados para atividades energizadas por serem submetidos ao ensaio de rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada.

Estas classes podem ser subdivididas em: Aba total, aba frontal ou sem aba. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo:

Capacete com Aba Total

Neste tipo de capacete a aba se estende por todo o casco, protegendo totalmente o perímetro da cabeça e do rosto. O casco pode ser feito de resinas prensadas com tecidos, plástico rígido, poliéster, ligas de alumínio ou fibra de vidro.

Este capacete é utilizado em indústrias como a siderúrgica e a elétrica. Oferece proteção contra escorrimento de líquidos, contatos com energia elétrica e radiações solares.

Capacete com Aba Frontal

engenheiro capacete com aba frontal

Neste capacete a aba fica localizada na parte frontal, protegendo o rosto e os olhos de escorrimento de líquidos, contato com radiações solares e também com energia elétrica. Também é composto por casco e suspensão, e tem a mesma variedade de material do capacete com aba total.

Muito usado em serviços de manutenção, na construção civil, e na indústria em geral (indústrias químicas, alimentícia, de bens de consumo e petroquímicas por exemplo). Sempre usado em qualquer situações que apresente riscos de queda de objetos ou riscos de bater a cabeça.

 

Capacete sem Aba

Como este tipo de capacete não possui abas ele protege somente a cabeça. Possui casco e suspensão e tem a mesma variedade de materiais dos outros dois tipos. A vantagem deste tipo de equipamento é que ele permite uma visão acima da cabeça, já que não possui abas.

Seu uso é recomendado para Trabalho em Altura (redes elétricas) e em Ambientes Confinados. A suspensão deve ser com jugular, para afixar o capacete na cabeça. Também pode ser usado em esportes, como praticas de alpinismo e trabalhos em áreas florestais.

Fonte: Super Guia de Proteção

Assista também um vídeo animado que nos mostra a importância de usar um EPI:

 

Conheça aqui os imprescindíveis equipamentos de proteção contra quedas.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down