Troquei a “RESISTÊNCIA” mas o CHUVEIRO AINDA NÃO ESQUENTA

Você está passando por essa situação: “troquei a resistência mas o chuveiro não esquenta”. Leia até o final e verá que a solução pode ser simples.

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

    Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

Como trocar a resistência do seu chuveiro?

Tenho certeza que isso já aconteceu com você alguma vez na vida: Você está no banho, todo ensaboado, e de repente a água do começa a esfriar. O que fazer? Primeiramente, se o chuveiro parou de funcionar, e o disjuntor não foi desarmado,  a resistência pode ter queimado.

Trocar a resistência do chuveiro é uma tarefa simples, mas requer cuidados. Primeiro, nunca faça o reparo com a rede elétrica ligada. Segundo, entenda como ela funciona.

A famosa resistência do chuveiro é uma pecinha metálica que fica dentro dele. Logo depois de ser aquecida por uma corrente elétrica, a água passa por ela e esquenta na hora.

Ter uma resistência extra é a primeira medida

Antes de mais nada, é comum que a resistência queime quando abrimos o chuveiro com pouco fluxo. Normalmente fazemos isso no inverno, para aquecer mais a água. Desse modo, o ideal é ter em casa uma resistência reserva.

Da mesma forma, é importante ter uma lanterna a disposição. Ela será necessária quando você for desligar a rede elétrica para trocar a resistência com segurança.  Além disso, jamais reutilize uma resistência queimada, improvisando com arames ou outro material.

Passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro

Agora vamos explicar o passo a passo para trocar a resistência do  chuveiro com  segurança:

Primeiro, verifique se a resistência está queimada. Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche-o.  Em seguida, desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Se a água não esquentar, então é sinal de que a resistência do chuveiro está queimada.

Segundo, use equipamentos de proteção e desligue o disjuntor.  É fundamental usar calçados de borracha para isolar seu corpo do solo. Da mesma forma, é importante secar o banheiro para evitar acidentes. E não se esqueça de deligar a rede elétrica!!!

Terceiro, observe a posição da resistência que queimou. Você pode até fotografar para ter precisão do local, e colocar a resistência nova na mesma posição.

O trecho maior entre os contatos será aplicado na parte maior da resistência. Já o trecho menor, na parte correspondente ao tamanho.

Quarto, abra o chuveiro e remova a resistência, seguindo os passos descritos na embalagem. Caso seja necessário, utilize a chave de fenda para desmontá-lo. Em seguida, desconecte o chuveiro da fiação elétrica.

Trabalhe em uma mesa para facilitar todo a troca da resistência. Então, desenrosque o espalhador e retire a tampa. 

Tome cuidado para não estragar a borracha que fica entre a câmara e a tampa. Isso garante que não ocorra vazamentos futuros.

troquei a resistência mas o chuveiro não esquenta

Conclusão

Por fim,  André Mafra, especialista em Elétrica e atualmente esta a frente do maior canal sobre o assunto no youtube, tem uma dica para você:

Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos.

A intensão é retirar o ar e encher o reservatório do chuveiro com água.

Dessa forma, você evitará que a nova resistência queime. Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor.

Parece simples, né? Mas, por lá, ele dá varias dicas que faz de todo eletricista um profissional de sucesso. 

Continuando o assunto… 

Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo: primeiro ligue a rede elétrica. Se a água esquentar normalmente, seu chuveiro estará pronto para uso.

Porém, troquei a resistência mas o chuveiro não esquenta ou o disjuntor travou a energia… o que fazer? Desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro novamente.

Da mesma forma, também é importante conhecer as normas regulamentam a segurança e prevenção de acidentes.

Você sabe o que é Nr10?

Clique no botão abaixo e tenha acesso ao Curso de Eletricista Profissional da Engehall!

Picture of Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

raio_icone

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora