Imagina a seguinte situação…
Você gasta a maior grana para fazer a substituição de toda instalação elétrica da sua casa, imaginando que vai abaixar a conta de energia, só que acaba acontecendo o contrário, ela aumenta. Você já trocou toda a instalação elétrica e aumentou a conta de luz ?
Foi exatamente isso que aconteceu em uma instalação refeita pelo Bernardo, aluno do nosso curso Eletricista profissional.
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Esta foi a mensagem do Bernardo: “André, preciso de uma ajuda sua. Troquei toda a fiação da casa de meu cliente. Era uma casa antiga, com padrão de entrada monofásico de 40A e o cliente reclamava que a chave caia toda hora. Fiz a substituição deste padrão por um padrão bifásico de 60A. Além disso, mudei também o chuveiro para bifásico, inseri algumas tomadas onde não tinha para uma área de lavanderia e previ dois circuitos para a cozinha. Muitas tomadas nem funcionavam lá, além dos circuitos de iluminação e tomadas para atender a casa. Agora o cliente está reclamando que a conta de luz veio mais alta. Você poderia me ajudar a entender o que fiz de errado?”
Bernardo também nos mandou foto da instalação. Ele fez da forma que aprendeu no curso; usou DR, DPS e dimensionou os disjuntores corretamente. Então, o problema não foi um erro de dimensionamento, ou fuga de corrente.
O que será que deu errado ?
Antes de mais nada, vamos analisar toda situação e entender porque Bernardo trocou toda a instalação elétrica e aumentou a conta de luz.
1 – O padrão era antigo monofásico de 40A, agora é um bifásico de 60A, logo tem mais carga disponível para ser utilizada!
2 – Outro detalhe, o chuveiro agora também é bifásico. O Bernardo não disse, mas só o fato de ser 220V, o morador provavelmente instalou um chuveiro com potência maior, no mínimo um 6800W que é o mais vendido hoje. Logo, temos um ponto maior de consumo.
3 – Mais um detalhe é com relação ao dimensionamento. Quando ele disse que “a chave caia toda hora”, indica que o imóvel já estava tendo uma demanda maior do que a que foi projetada. Logo o morador se policiava mais para usar vários equipamentos ao mesmo tempo, como por exemplo tomar banho e passar roupas na mesma hora. Isso diminui sim o consumo, um deles não será ligado aquele momento. Ou toma banho mais rápido pra poder passar a roupa logo, e por aí vai..
4 – E por fim, se “muitas tomadas não funcionavam lá na cozinha” logo não tem como ligar nada nela, e consequentemente não tem consumo. Depois que você arruma as tomadas elas voltam a funcionar e logicamente dá vai aumentar o consumo.
Conclusão
Por fim, a conta do seu cliente Bernardo, não aumentou devido a troca da fiação, ou por causa da reforma elétrica completa. Ela aumentou por causa da mudança de hábito dos moradores. Antes o chuveiro tinha menor potência, portanto, um menor consumo. A chave vivia caindo, então eles já estavam acostumados a tomar banho mais rápido ou não usar outros aparelhos juntos, por exemplo. Contudo, as tomadas que não funcionavam voltaram a funcionar, dando a possibilidade de ligar algum equipamento que antes não ligava, e por aí vai.
Agora fala pra mim, você imaginou que fosse “orelhada” dele né?
Confesso que numa primeira impressão realmente o erro cai sobre a gente mesmo.
Bom, claro que poderia ter sido uma “oreiada” de nosso aluno, mas acho pouco provável, por um simples motivo: nós formamos ELETRICISTAS PROFISSIONAIS, confiantes, capazes e principalmente, com conhecimento para executar a instalação elétrica inteira, seja de uma casa, de um comércio, e até mesmo de um prédio.
E aproveitando o gancho já vou te convidar para entrar para o nosso grupo vip de whatsapp para alunos interessados no curso de eletricista profissional.
Clique AQUI, ninguém vai te incomodar, e aguarde as informações dos administradores. Estamos formando a turma de alunos do próximo mês e você não pode ficar de fora.