Os riscos à segurança e à saúde dos trabalhadores no setor de energia elétrica são elevados e podem levar a lesões de grande gravidade, além disso, são específicos a cada tipo de atividade. Contudo, o maior risco à segurança e saúde dos trabalhadores é o de origem elétrica. A eletricidade constitui-se um agente de alto potencial de risco ao homem. Mesmo em baixas tensões ela representa perigo à integridade física e à saúde do trabalhador.

Para realizar os diversos trabalhos relacionados à energia e instalações elétricas é fundamental que as pessoas que realizam essas atividades estejam capacitadas para realizarem a análise de risco do local. Nessa atividade serão observadas as condições do local de trabalho, dos equipamentos necessários e, a partir disso, definido se existem condições para o trabalho ou se a riscos de acidentes e à integridade física dos trabalhadores. A análise de risco é fundamental para o trabalho seguro.

Esse capítulo irá discorrer sobre a importância do conhecimento de que o fato da linha estar seccionada não elimina o risco elétrico, de que não se pode prescindir das medidas de controle coletivas e individuais, dentre outros conhecimentos.