Seccionar o cabo neutro na instalação: PODE ou NÃO? 🤔

Tenho uma pergunta pra você eletricista: “Posso seccionar o cabo neutro na instalação”?
A maioria dos eletricistas acha que não é permitido seccionar o condutor neutro na instalação, o QDC. Mas será mesmo que isso é verdade? Será que tem isso escrito em algum lugar da norma?
Vem comigo que o DICAS FLASH de hoje tá show de bola!

 

Aposto que alguma vez você  ouviu alguém dizer que o neutro jamais pode ser interrompido, ou seccionado. Tipo “neutro só direto”.

Você provavelmente já deve ter visto ou até mesmo instalado um dispositivo DR, certo? Sendo assim, você já deve ter reparado naquela letrinha “N” que fica em um dos seus bornes. Aquele borne serve para instalarmos o cabo de neutro quando o circuito que estiver protegido pelo DR. Mas o detalhe é: quando o DR desarma ou atua, o neutro é seccionado automaticamente, afinal ele tá ligado ali também.

Então, analisando o funcionamento do próprio DR, o cabo de neutro pode sim ser seccionado.

 Por que então a maioria dos eletricistas dizem que é proibido seccionar o neutro?

Eu acredito que isso deve ser por erro de interpretação da norma, ou até mesmo preguiça de entrar lá pra pesquisar e entender direito. Uma grande deficiência do nosso ramo, é o profissional preferir acreditar no que foi dito por outro “mais experiente" e sai repetindo isso pra todos os outros, transformando um mito em verdade. Mas estamos aqui pra corrigir isso.

Vamos ver o que a NBR-5410 diz:

No item 5.3.2.2.1.1 da NBR 5410 cita que “Quando a seção do condutor neutro for pelo menos igual ou equivalente à dos condutores de fase, não é necessário prever detecção de sobrecorrentes no condutor neutro, nem dispositivo de seccionamento nesse condutor”.

Reparem que está escrito “não é necessário prever”, e não que “é proibido”.

Esta é a situação mais comum de encontrarmos em comércios e residências, o cabo neutro na mesma bitola dos cabos de fase. Assim, neste tipo de instalação não precisamos prever o seccionamento do neutro usando o disjuntor, mas como temos que prever o uso de DR´s, o neutro acaba sendo seccionado quando o mesmo atua, só que na maioria dos casos a atuação é por fuga de corrente, não uma sobrecarga.

Além disso, existem outros trechos da norma que devemos dar atenção, como por exemplo o item 5.3.2.3 que trata sobre o, olha pra você ver, seccionamento e fechamento do condutor neutro.

Este item cita que “Quando exigido o seccionamento do condutor neutro, as operações de abertura e fechamento dos circuitos correspondentes devem ser de modo a garantir que o condutor neutro não seja seccionado antes nem restabelecido após os condutores de fase”, ou seja, o condutor neutro não pode sair ou entrar antes dos condutores de fase. De maneira resumida, sai a fase e depois sai o neutro, entra o neutro e depois entra a fase, isso já é uma prática comum em QDCs..

Um ponto importante:

Outro trecho da norma que devemos dar atenção é o item 5.6.6.1.2. Este item cita que “Não se admite dispositivo de comando unipolar no condutor neutro”. Este item vem justamente para evitar que se utilize um disjuntor monopolar para o neutro, separado do disjuntor para as fases.

Neste caso poderia acontecer desta proteção do neutro atuar e ocasionar uma situação bastante comum, que inclusive falamos dela direto aqui no canal, a questão do neutro interrompido.

E a título de curiosidade, o seccionamento do neutro por disjuntor é mais comum de ser feito em locais onde existe uma fonte de energia auxiliar, como um gerador. Nestes casos existe um quadro chamado de QTA que é o Quadro de Transferência Automática.

Neste quadro é necessário seccionar as fases e o neutro da concessionária para que as fases e o neutro do gerador assuma a edificação em caso de falta de energia da concessionária. Quando a energia é restabelecida, ocorre o contrário.

E agora, é possível seccionar o cabo neutro na instalação

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down