Seccionamento Automático da Alimentação

Os trabalhos que envolvem o setor elétrico são de suma importância, porém eles podem apresentar diversos riscos à saúde e à vida dos envolvidos devido aos efeitos que a eletricidade tem no corpo humano. Em 2011 no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, 298 mortes foram causadas por choques elétricos, além disso, a eletricidade foi a causa provável para 265 incêndios. Para minimizar esses perigosos, várias formas de prevenção são aplicadas no ambiente de trabalho visando aumentar a segurança e proteger os trabalhadores.

O seccionamento e os dispositivos DR

Uma dessas prevenções é o sistema de seccionamento aplicado nos sistemas. O seccionamento é destinado a interromper a alimentação de toda ou de parte de uma instalação elétrica, de maneira que o intervalo no qual ele é aplicado esteja separado de qualquer fonte de energia elétrica. Esse sistema é instalado para se evitar que uma tensão de contato se mantenha por um tempo que possa resultar em risco de efeito fisiológico perigoso para as pessoas.

A principal causa de acidentes, da destruição e incêndios é a corrente de fuga à terra. Elas provocam riscos às pessoas, aumento do consumo de energia, aquecimento indevido, destruição da isolação e podem ocasionar incêndios. O seccionamento como um dos objetivos o monitoramento e a prevenção desses efeitos, para isso são instalados dispositivos no sistema, conhecidos como:Dispositivos DR (Diferencial Residual), Módulo DR ou Disjuntor DR. Esses dispositivos controlam a passagem da corrente e cortam a entrada de energia no sistema, automaticamente, em casos de fuga de corrente com tensão de contato superior ao valor limite que pode ser de 50 volts em área seca e de 25 volts em área molhada.

O vídeo dessa página completa o conteúdo referente ao seccionamento e aos dispositivos DR.

Faça o Treinamento NR 10.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *