Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade

Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade

Nas instalações elétricas temos um ambiente onde os riscos de acidentes são altos. O contato com a eletricidade ou com partes energizadas pode fazer com que a pessoa sinta desde leves choques, até mesmo ir a óbito. Além disso, outros perigos são inerentes a esses locais, a queda de elevadas alturas, o uso errado de ferramentas etc. podem levar a diversos acidentes.

Esse capítulo apresentará ao aluno:

a) O choque elétrico, mecanismos e efeitos.

O choque elétrico acontece devido à passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, onde o corpo é o condutor. A corrente circulará do ponto de contato com o circuito elétrico até o ponto em que exista o contato com a terra ou outro corpo condutor, por onde a carga será descarregada. Esse contato pode ocasionar diversos efeitos na pessoa, leves queimaduras, desfibrilações cardíacas e até mesmo a morte.

b) Arcos elétricos, queimaduras e quedas.

Um arco elétrico é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar. A existência de um arco pode gerar diversos acidentes.

c) Campos eletromagnéticos

O campo eletromagnético é gerado quando ocorre passagem da corrente elétrica nos meios condutores. O campo eletromagnético está presente em várias atividades: como em trabalhos com circuitos ou com linhas energizadas e fornos de micro-ondas. Esses campos tem efeito sobre o ser humano e também podem ocasionar acidentes no ambiente de trabalho.

Choque elétrico
– Efeitos
– Causas determinantes
Queimaduras
– Queimaduras por contato
– Queimaduras por arco voltaico
– Queimaduras por vapor metálico
Campos eletromagnéticos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta