Renault e Nissan pretendem lançar carros autônomos em 2016

O empresário brasileiro, Carlos Ghosn, CEO da Renault e da Nissan prometeu que primeira geração de carros autônomos das montadoras será lançada em 2016. Segundo os projetos que estão em andamento, os primeiros modelos serão capazes de dirigir sozinhos durante engarrafamentos, mas não dispensarão a presença dos motoristas.

“É importante diferenciar carros autônomos de carros sem motorista. No carro autônomo, o motorista está dentro do automóvel. 90% dos acidentes acontecem por causa de erro humano. Se conseguirmos limitar a intervenção humana, diminuiremos os acidentes”, ressaltou Ghosn, durante palestra no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

A funcionalidade de autonomia de direção chegará primeiro aos modelos mais luxuosos das montadoras e encarecerá um pouco o preço dos carros. Segundo o empresário esse aumento de preço é justificado, já que sempre é o que acontece quando qualquer inovação é apresentada.

Por sua vez, a segunda geração de carros autônomos da Nissan e da Renault está prevista apenas para 2018 e será capaz de dirigir sozinha em estradas, inclusive com mudança de faixa. Somente em 2020 virá uma terceira geração de carros, e estes terão direção autônoma em qualquer situação.

Carros totalmente sem motorista, contudo, devem ficar lá para 2030, pois requerem muito mais desenvolvimento, além da negociação com reguladores para a sua liberação e cuidados contra ataques cibernéticos.

Carros elétricos

A Nissan é hoje a maior produtora de carros elétricos do mundo com cerca de 250 mil unidades já foram vendidas. Os Estados Unidos são seu maior mercado para esse produto e somente a cidade de Atlanta concentra um terço das vendas, por conta de incentivos locais, como estacionamento gratuito.

Ghosn afirma que, neste momento, não se preocupa com a competição de novos entrantes da área de tecnologia, no segmento de carros elétricos, pelo contrário. O executivo entende que o lançamento de novos carros elétricos fomentará esse mercado, ajudando a todos que dele participam.

FONTE: EXAME.COM

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta