É importante ter conhecimento e atenção redobrada em relação à esses tipos de radiação, uma vez que os raios ultravioleta A, B e C são os responsáveis pelas alterações e doenças que podem surgir no corpo humano.
Radiação Ultravioleta A – UVA
Compõe a maior parte do espectro ultravioleta que atinge a superfície do planeta. Sua intensidade é constante durante o ano e varia pouco durante o dia, de forma que atinge o corpo humano com intensidade próxima durante o inverno e o verão. O comprimento de onda dessa radiação está entre 315 e 400 nm.
Essa radiação penetra a pele profundamente e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele pela exposição ao sol), além disso, tem relação importante ao surgimento do câncer.
Radiação Ultravioleta B – UVB
Grande parte da radiação UVB, cerca de 90%, é absorvida pela camada de ozônio da atmosfera e, por isso não chega à superfície. O comprimento de onda dessa radiação está entre 280 e 315 nm.
A intensidade desses raios aumenta significativamente durante o verão, em especial durante o período entre as 10h e 16h, quando a intensidade atinge os níveis máximos. Esses raios são os responsáveis pela vermelhidão da pela e das queimaduras após a exposição ao sol. Eles também são responsáveis pelas alterações celulares que predispõem o organismo ao câncer de pele.
Radiação Ultravioleta C – UVC
Os raios UVC são os mais perigosos para o ser humano e tem comprimento de onda ente 100 e 280 nm. No entanto, praticamente não chegam à superfície terrestre sendo filtrados, absorvidos e refletidos pelo oxigênio e pelo ozônio presente na atmosfera.
Saiba mais sobre:
Efeitos da radiação solar no corpo
Radiação Solar
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.