QUEM DIRIA que essa “INVENÇÃO” daria CERTO na OBRA 😱

Para baixar as etiquetas: https://ift.tt/2nxkJkF
——
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2V3l4Yp ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2NmfCyR

——
👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/2Nm0ulj

——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2V3l5LX
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

——
👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2NmfDCV

——

Galera essa aqui é uma loja de banheiras daqui de Belo Horizonte. Fomos contratados para colocar um quadro de distribuição externo exclusivo para alimentação e proteção dos spas que eles usam de mostruário para os clientes. Conforme pedido do cliente, o quadro ficará fixado no muro e escondido ao lado desses arbustos, daqui iremos sair com duas tubulações, uma subterrânea para alimentar esse spa no deck de madeira e outra tubulação irá para o fundo da loja para alimentar outro SPA. A alimentação elétrica do nosso quadro sairá direto do padrão, que está atrás desse ofurô redondo aí.

O Charles começou fazendo a vala no chão para passar o eletroduto de alimentação do primeiro SPA. Pra nossa sorte o terreno tinha apenas uma brita e logo abaixo já estava na terra, ele primeiro separou a brita pra não sujar e depois cavou em média 15 centímetros para embutir essa tubulação.

Olhem só a casa de máquina desse SPA, o cliente vai colocar aquecimento solar nesse modelo, então será necessário cabeamento de apenas 2,5mm² para alimentação da bomba de hidromassagem que tem 3/4cv e é 220V. Mas mesmo assim optamos usar um eletroduto de 1 polegada, pois o cliente pode optar no futuro trocar o mostruário e colocar um aquecedor elétrico, daí será necessário trocar o cabeamento e o disjuntor, mas a infraestrutura já fica pronta e apta pra receber a alteração.

E aqui estão os materiais utilizados nessa empreitada. Eletrodutos pvc de 1 polegada, curvas para eletrodutos, buchas, parafusos, abraçadeiras tipo cunha, unidut, cabeçote, espaguete termo retrátil, conectores perfurantes para ligar no padrão, cabos 16mm para alimentação do qdc e aterramento, cabos 2,5mm para ligação do primeiro SPA e claro nosso quadro de distribuição totalmente vedado e personalizado pela engehall.

Agora você deve estar curioso para ver a montagem completa desse quadro de distribuição aí né? Já posso te adiantar, montamos aqui no estúdio mesmo e levamos pronto pra obra e nos adiantou bastante. Mas eu só mostro depois que você clicar nessa setinha meio torta aqui e compartilhar esse vídeo com seus amigos eletricistas aí no whatssapp, mostra pra eles como fazer um serviço de qualidade pow, não podemos deixar ninguém fazer gambiarra por falta de conhecimento não, isso queima a classe de eletricista né não?

Bom aqui no estúdio vamos utilizar um quadro de distribuição hermético IP65, ou seja, é um quadro altamente vedado contra infiltração de água e poeira. Ele tem capacidade para 12 disjuntores, vamos usar aqui 2 DPS para proteção das duas fases, um disjuntor geral bipolar de 63A, um DR bipolar de 63A, outro disjuntor bipolar de 50A para a banheira 2, e mais um disjuntor bipolar de 20A para a banheira 1, que terá aquecimento solar. O quadro já veio com uns furos no fundo e prensa cabos, nós usamos tampões em alguns furos, mas será necessário abrir outros furos com uma serra copo na espessura dos uniduts cônicos de 1 polegada que irão receber os dutos.

Como o quadro já está furado a serra copo fica sem guia afinal a broca é menor que o furo existente, aí a serra fica dançando e não faz o corte. A sugestão do Charles foi usar uma madeira de guia para a serra copo e aí sim deu certo, olhem só, foi possível fazer o furo, então peguem essa dica aí, eu mesmo aprendi essa com ele rsrsrs.

Continuamos então a fazer os outros furos, aqui serão três adaptadores de 1 polegada que irão entrar pelo fundo do quadro pessoal. Furos feitos fica uma rebarba do plástico queimado, utilizamos um estilete pra dar o acabamento.

O próximo passo é encaixar os uniduts cônicos nos furos feitos, ele por si só já enrosca no furo dando sustentação, olha só como está ficando essa parte inferior do qdc aqui. E agora já estão todos os componentes de proteção fixados e também colocamos os tampões nos furos existentes que não iremos utilizar.