Queimaduras Elétricas

O contato da corrente elétrica com o corpo humano propícia uma serie de efeitos colaterais. Quando ocorre um choque elétrico a corrente atinge o organismo através da pele, as queimaduras de origem elétrica representam até 20% dos atendimentos por queimadura anualmente. A passagem de corrente por qualquer corpo acarreta na elevação da temperatura, por isso, quando a passagem é pelo corpo, na maioria das vezes os envolvidos apresentam queimaduras.

A pele humana apresenta alta resistência à passagem de corrente, devido a isso a passagem de qualquer corrente pode acarretar em alterações estruturais, as “marcas de corrente”. Por isso e pelo fato de a corrente elétrica ter contato com camadas profundas da pele e outros órgãos do corpo, a queimadura elétrica possui características únicas.

– Queimaduras por contato
– Queimaduras por arco voltaico
– Queimaduras por vapor metálico

Acesse AQUI a Cartilha para tratamento de emergências das queimaduras do SUS

Como acontecem as lesões

As lesões por corrente elétrica ocorrem no percurso de passagem da corrente entre o ponto de entrada e de saída do corpo. A voltagem e a amperagem, junto ao tempo de exposição, a resistência do corpo, a magnitude e caminho percorrido pela corrente, são os fatores que determinam a extensão e profundidade da lesão. Essa passagem pelos tecidos pode levar a destruição das terminações nervosas, o que faz das queimaduras elétricas menos dolorosas. No entanto, nisso reside um dos maiores riscos, porque esse tipo de queimadura tente a progredir em profundidade, mesmo após desfeito o contato, podendo encontrar órgãos vitais.

Não há necessidade de contato direto de uma pessoa com as partes energizadas, a passagem da corrente pode ocorrer devido a uma descarga elétrica ou a um arco voltaico, caso o indivíduo esteja próximo a partes energizadas. A eletricidade pode causar diversas formas de queimadura, o que leva a uma taxa de mortalidade de 3% e 15%. Pela diferença de cada tipo existe a seguinte classificação: queimaduras por contato; queimaduras por arco voltaico; queimaduras por radiação (em arcos produzidos por curtos-circuitos); queimaduras por vapor metálico.

NR10 a norma que proteje a sua vida!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta