Quanto cada aparelho gasta na conta de luz?

Frequentemente as pessoas se mostram preocupadas em diminuir os gastos com energia elétrica e economizar no final do mês. Além da economia monetária, gastar menos energia ajuda o meio ambiente. Mas é difícil saber por quanto cada equipamento é responsável na conta.

Alguns dos equipamentos mais comuns nas residências são os responsáveis por grande parte do consumo. O gasto relativo de cada equipamento abaixo é relacionado ao uso médio, sem que o equipamento fique ligado por todo o dia ou mesmo por longos períodos, além disso, são relativos ao uso médio brasileiro.

Iluminação

Parte significativa do que é pago na conta é definida pelos gastos com iluminação, entre 15 e 25%. A luz natural auxilia no controle desse gasto, lâmpadas fluorescentes são mais econômicas, além disso, ambientes claros e a limpeza de lâmpadas e luminárias são fundamentais.

Ar condicionado

O ar condicionado talvez seja o menos comum, mas tem se tornado um item de desejo. Com um uso médio o ar condicionado é responsável por cerca de 2 a 5% da conta de luz mensal. Economizar com esse equipamento é fácil, mantenha o ambiente fechado, os filtros limpos e posicione o ar em locais com boa circulação de ar.

Televisores

Os televisores atuais são mais econômicos que as antigas televisões tubulares, mas mesmo assim ainda são responsáveis por parte significativa da conta, entre 10 e 15% dos gastos são para pagar esse conforto. A melhor forma de economia com a TV é não deixar o aparelho ligado quando não há ninguém assistindo.

Máquina de lavar roupas e ferro de passar

O tempo para realizar tarefas de casa, como lavar e passar roupas, é cada vez menor. A máquina de lavar é responsável por 5% da conta de luz, relativamente pouco, mas esse valor pode ser maior se a máquina for usada para lavar poucas roupas várias vezes. Ligue a máquina quando ela estiver com sua capacidade máxima de roupas, assim a economia não é só de energia, mas também de água.

Já o ferro elétrico é responsável por 5 a 7% da conta e para economizar também deve ser usado para passar muitas roupas, o aquecimento do ferro gasta muita energia. Começar a passar as roupas pelas que exigem temperaturas mais baixas aproveita a energia desde o aquecimento do aparelho.

Geladeira

Um dos principais eletrodomésticos a geladeira fica ligada durante todos os dias do mês o tempo todo e, por isso, é responsável por cerca de 20 e 30% da conta. A geladeira não deve ficar encostada em móveis e paredes, muito menos próxima a fontes de calor. Além disso, a limpeza e a manutenção da geladeira são atitudes fundamentais para diminuir o consumo. E claro, abrir a geladeira várias vezes ou abrir a geladeira “para pensar” aumenta o consumo.

Chuveiro

Os gastos com o chuveiro representam de 25 a 35% da conta. A resistência do aparelho precisa de muita energia para deixar a água quentinha, por isso banhos mais curtos economizam água e energia elétrica. Usar o chuveiro na posição verão também economiza energia, nessa função menos energia é usada.

*Fonte: http://goo.gl/RZLxqH

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta