Qualidade das instalações elétricas

Pequenos detalhes podem passar despercebidos e comprometer a qualidade da instalação

De acordo com a NBR 5410, norma brasileira que estabelece condições em que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens, alguns cuidados devem ser observados no ato da execução do projeto.

Além das cores, do diâmetro e do tipo de instalação dos cabos, devemos prestar muita atenção para outros itens que podem evitar acidentes. Seccionar sempre o cabo de fase para instalar um interruptor, além de evitar problemas com os equipamentos de iluminação, evita choques elétricos quando, por exemplo, uma pessoa não qualificada for trocar uma lâmpada por exemplo.

Para facilitar e ajudar os instaladores, a ABB sempre coloca em seus catálogos todos os esquemas de ligação de seus equipamentos da linha residencial.

Outros diferenciais técnicos dos produtos ABB são as marcações claras de fase e retorno e os bornes automáticos. Nos interruptores, a marcação clara facilita a instalação, enquanto os bornes automáticos garantem uma conexão perfeita, evitando um torque inapropriado.

Esse tipo de problema pode causar uma má conexão ou rompimento do condutor, que pode ocasionar um mau contato ou até curto circuito na instalação.

Para evitar problemas como os mencionados acima, fique por dentro das atualizações das normas de instalações elétricas e utilize sempre produtos ABB.

Fonte: www.abracopel.prg.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta