Quais ferramentas o eletricista precisa?

Ferramentas que o eletricista precisa

O trabalho realizado por um eletricista tem contato com grandezas que podem ser perigosas para o ser humano e equipamentos que não podem ser manuseados com as mãos. Nessa atividade, são necessárias ferramentas específicas com diversos objetivos. São diversas as ferramentas, algumas simples como chaves de fenda e outras mais sofisticadas e que simplificam o trabalho realizado.

Chave de fenda

Para os trabalhos com instalações elétricas é importante ter pelo menos duas chaves de fenda disponíveis. Sendo uma pequena para afixação de parafusos nos terminais e interruptores e uma grande para a afixação de, por exemplo, interruptores, uma vez que exige maior esforço.

Chave Philips

Alguns dispositivos e aparelhos possuem partes pressas com parafusos Philips, que não podem ser soltos com a chave de fenda, por isso é necessário pelo menos uma chave desse tipo, podendo ser necessário mais de uma devido à variação de tamanho dos parafusos.

Alicate de corte lateral

Um alicate desse tipo, pequeno e com cabo emborrachado é fundamental para o corte dos fios e até mesmo para “descascá-los”. Além disso, ele pode ser empregado em diversas outras funções.

Alicate de ponta fina ou “bico de pato”

Essa ferramenta é utilizada para dobrar ou puxar pontas de fios para realizar a ligação. Além disso, ele pode ser útil para segurar partes de componentes em determinadas posições.

Alicate de eletricista

Uma das principais ferramentas para um eletricista, essa ferramenta é importante por possuir funções que ajudam o instalador. Ele possui orifícios para o encaixa, corte e descascamento dos fios, também pode ser feito a dobra dos fios e outras operações importantes.

Descascador de fios

Muitos equipamentos podem ser utilizados para essa função, no entanto, existe uma ferramenta específica e simples para essa função. Composta por duas lâminas que prendem a capa do fio e remove essa proteção.

Lâmina ou canivete

Qualquer ferramenta de corte pode ser utilizada para essa função, é utilizada para diversas funções, desde a raspa de pontos de conexão oxidados, remoção de resíduos, corte de partes não metálicas.

Lima

Utilizada para diversas atividades, a lima é importante para a remoção de oxidação de partes metálicas, acerto de superfícies para encaixe, dentre outras. É importante que o eletricista possua duas limas, uma pequena e uma grande.

Cinzel

O cinzel pode ser aplicado em diversas tarefas, por exemplo, pode ser utilizado para a remoção de peças presas ou corte de peças moles.

Martelo

Algumas peças podem precisar ser afixadas com pressão, por isso, o martelo é fundamental.

Furadeira

As furadeiras elétricas são fundamentais para diversas atividades realizadas pelo eletricista. Um jogo de brocas para metal, outro para cimento e outro para madeira facilita a realização de diversas tarefas. Uma furadeira manual pode substituir a elétrica em diversas operações.

Serra de arco

Ferramenta utilizada para o corte de condutos de fios de metal, preparação de partes metálicas, dentre outras funcionalidades envolvendo o corte de partes de metal.

Arame ou fita de passagem

Ferramenta indispensável para o eletricista, basicamente, essa ferramenta é uma fita ou arame de aço que entra nos condutores elétricos, sendo utilizada para alocar e puxar os fios.

Teste de tensão

Já dentro da categoria de ferramentas mais complexas, ele é responsável pela verificação da tensão nos pontos da instalação. Consiste em uma pequena lâmpada neon e duas pontas de prova de material condutor que são conectadas ao ponto de teste. Uma variação desse equipamento é a chave de fenda com lâmpada neon interna.

Lâmpada de prova

Composto por uma lâmpada de 220 volts em um soquete com duas pontas de prova, esse equipamento auxilia diversas atividades. Propicia a verificação de tensão em qualquer ponto da instalação e pelo brilho da lâmpada pode se saber se a tensão é de 110V ou 220V. Uma vez que com 220V o brilho da lâmpada é normal e a 110V reduzido.

Teste de continuidade

Composta por uma ponta de prova e uma garra-jacaré, essa ferramenta permite a verificação da continuidade de circuitos, principalmente o funcionamento de interruptores.

Multímetro

Esse equipamento serve para testar praticamente qualquer aparelho que funcione a partir da eletricidade e não somente em instalações elétricas. Possuem diversas funções, desde testes básicos a testes mais complexos.

Lanterna ou farolete

Utilizada para a iluminação e auxílio para enxergar.

Fita isolante

Mesmo podendo ser utilizada para outras funções, é importante que o eletricista possua no mínimo um rolo de fita isolante para a proteção de partes por onde passará corrente.

Busca-pólo

Pequeno aparelho com uma lâmpada neon em sério a um resistor de valor elevado, instalados dentro de um tubinho com forma de caneta ou chave de fendas. Ao ser encostado no pólo vivo, a lâmpada neon acende e na terra ou no pólo neutro, ela permanece apagada.

*Fonte: http://goo.gl/NwUSjf

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta