Ferramentas para eletricista trabalhar: top 10

Ferramentas para eletricista trabalhar

As ferramentas melhoram o serviço do eletricista. Há uma diversidade delas, por isso é preciso conhecer suas funções.

Informações úteis:

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

 

Chave de fenda

Primeiramente, é importante ter pelo menos duas chaves de fenda disponíveis. Uma pequena para fixar parafusos nos terminais e interruptores, e uma grande para fixar os interruptores. É uma das ferramentas essenciais para eletricista.

Chave Philips

Alguns aparelhos possuem partes presas com parafusos Philips. Portanto, não podem ser soltos com a chave de fenda comum. É necessário ter pelo menos uma chave do tipo Philips para retirar esse tipo de parafuso. O ideal é que  o eletricista  tenha mais de uma, pois  o tamanho dos parafusos pode variar.

Alicate de corte lateral

 O alicate de corte lateral, pequeno e com cabo emborrachado, é fundamental para o corte dos fios. Além disso, também usado em outras funções.

Alicate de ponta fina ou “bico de pato”

Essa ferramenta é usada para dobrar ou puxar as pontas dos fios na hora de realizar a ligação. Assim como pode ser útil para segurar partes de componentes em determinadas posições.

Alicate de eletricista

Uma das principais ferramentas para um eletricista. O alicate eletricista é uma ferramenta manual ótima pra prender, cortar e dobrar condutores e arames. Ele possui furos para o encaixe, corte e descascamento dos fios.

Descascador de fios

Muitos equipamentos são utilizados descascar fios, no entanto, existe uma ferramenta específica para essa função. O descascador de fios é um dispositivo portátil usado para descascar o isolamento elétrico dos fios elétricos. Dessa forma, ao apertar o alicate, um lado pressiona o cabo e o outro faz o corte e puxa o revestimento, desencapando o fio.

Lâmina ou canivete

 A lâmina, ou qualquer outra ferramenta de corte, pode ser necessária em várias funções. Por exemplo, ao raspar pontos de conexão oxidados, remover resíduos ou cortar partes não metálicas.

Lima

Lima é uma ferramenta de aço que tem várias formas. Em sua  superfície, ela tem minúsculos dentes que servem para desgastar, por atrito, excessos de madeira, ferro, etc. Ela é útil em diversas atividades como, por exemplo, a remoção de oxidação de partes metálicas. É recomendado que o eletricista tenha uma lima pequena e outra grande.

Cinzel

Em primeiro lugar, cinzel é um instrumento de corte manual. Em uma extremidade ele tem uma  lâmina de metal, e do outro um cabo de madeira reforçado. Nos extremos, ele tem anéis de aço para proteger a região de impactos feitos por uma terceira ferramenta, (geralmente) o martelo.  Nos serviços elétricos, ele pode ser usado, por exemplo, na remoção de peças presas ou no corte de peças moles.

Martelo

 O martelo é, sobretudo, uma ferramenta usada de várias formas. No trabalho do eletricista, algumas peças podem precisar ser fixadas com pressão, por isso, o martelo é fundamental.

Furadeira

As furadeiras elétricas são fundamentais em diversas atividades realizadas pelo eletricista. Um jogo de brocas para metal, outro para cimento e outro para madeira facilita a realização de diversas tarefas. Entretanto, uma furadeira manual pode substituir a elétrica em diversas operações.

Serra de arco

A serra de arco serve para cortar madeira, metais e plásticos. Para utilizá-la basta fixar a lâmina, respeitando seu sentido, e fazer pressão correndo a ferramenta pelo material a ser cortado.

Arame ou fita de passagem

A fita de passagem é necessária para entrar nos condutores elétricos quando é preciso alocar e puxar os fios. Contudo, o arame pode ter a mesma funcionalidade.

Teste de tensão

O teste de tensão é uma ferramenta mais complexa. Ele é responsável por verificar a tensão nos pontos da instalação. Ele possui uma pequena lâmpada neon e duas pontas de prova de material condutor, que são conectadas ao ponto de teste. Contudo, você pode usar uma chave de fenda com lâmpada neon interna caso não tenha essa ferramenta.

Lâmpada de prova

A lâmpada de prova é um recurso usado no teste de eletrodomésticos que usam motores, elementos de aquecimento, e até mesmo eletrônicos que estejam com suspeita de curtos-circuitos. Ele é composto por uma lâmpada de 220 volts em um soquete com duas pontas de prova. Ao verificar a tensão em qualquer ponto da instalação, pode-se saber se a tensão é de 110V ou 220V pelo brilho da lâmpada (  220V normal e a 110V reduzido)

Teste de continuidade

Um teste de continuidade é uma verificação rápida para ver se um circuito está aberto ou fechado. Composta por uma ponta de prova e uma garra-jacaré, essa ferramenta permite a verificação da continuidade de circuitos, principalmente o funcionamento de interruptores.

Multímetro

ferramentas para eletricista

O multímetro é uma ferramenta que mede a corrente elétrica, a tensão e a resistência. Assim como é possível fazer diversas analises de um circuito elétrico,  saber os valores de corrente, tensão e resistência.

Lanterna ou farolete

A lanterna, ou qualquer aparelho de iluminação portátil, é importante em trabalhos que exigem um auxílio na iluminação.

Fita isolante

A fita isolante tem inúmeras funções, em áreas diversas. Ela também é essencial no serviço do elétrico. Recomenda-se que o eletricista tenha, no mínimo, um rolo de fita isolante. Seu uso será necessário na proteção de partes por onde passará corrente elétrica.

Busca-pólo

O busca-pólo é uma ferramenta  simples que permite saber qual é o pólo neutro (terra) e o pólo vivo (fase) de uma tomada. Bem como  dos fios de uma instalação elétrica domiciliar de baixa tensão (110 V ou 220 V). Dessa forma, ao  encosta-lo no pólo vivo, a lâmpada neon acende. Em contrapartida, se aproximar do pólo neutro, a luz permanece apagada.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram