Primeiros Socorros e Hemorragias

Hemorragias e sangramentos também podem ser comuns em acidentes no trabalho. Você sabe como agir ? Saiba mais sobre Primeiros socorros e Hemorragias.

Antes de mais nada, vamos definir sangramento e hemorragia. Sangramento é a saída de sangue por ruptura de um vaso sanguíneo: seja veia, artéria ou um capilar. Hemorragia é um sangramento que não cessa após tentativas de contê-lo.

Se um sangramento ou hemorragia sai de uma artéria, chamamos de sangramento arterial ou hemorragia arterial. Ele tem gravidade alta. Portanto, é importante que os primeiros atendimentos ocorram em menos de cinco minutos.

O sangramento ou hemorragia que sai de uma veia chamamos de hemorragia venosa.  A classificação pode ser de gravidade média e alta. Além disso,  exige que os primeiros atendimentos ocorram de cinco a dez minutos.

Agora, se um sangramento ou hemorragia sai de um capilar, chamamos de sangramento ou hemorragia capilar.  Sua classificação pode ser de gravidade baixa a média, podendo os primeiros atendimentos ocorrerem de dez a 30 minutos.

Outra classificação importante nas hemorragias é identificar se são internas. Ou seja, se ocorrem dentro de órgãos e cavidades do corpo ou se são externas,  pelos ferimentos da pele.

 

Como identificar uma hemorragia interna ?

Para suspeitar de um sangramento ou hemorragia interna observe se a vítima possui hematomas e edemas. Além disso, observe se o abdome está endurecido, se há presença de sangue na urina, catarro ou vômitos. Olhe também se a vítima  está confusa, pálida, com dificuldade para respirar e batimentos cardíacos acelerados.

Os principais cuidados para um possível sangramento ou hemorragia interna são:

  1. Identificá-lo(a) ao suspeitar de sua existência rapidamente.;
  2. Não permitir à vítima esforço físico;
  3. Aquecê-la vítima.
  4. Transportá-lo o mais rápido possível ao hospital adequado. A identificação de um sangramento ou hemorragia externa é mais fácil devido à visualização da saída do sangue por um ferimento.

Hemorragia externa

A identificação de um sangramento ou hemorragia externa é mais fácil devido à visualização da saída do sangue por um ferimento.

O principal cuidado para um sangramento ou hemorragia externa é tentar conter o sangue comprimindo o local do ferimento com um pano limpo, por um período de cinco a dez minutos.

Caso o pano encharque de sangue, não o retire colocando mais panos por cima evitando retirar o coágulo que está sendo formado. Coloque mais panos por cima o quanto precisar. Se o sangramento ou hemorragia não cessar, e se for em braços e pernas, eleve os membros diminuindo a chegada de sangue no local do ferimento.

Persistindo o sangramento ou hemorragia, comprimir pontos arteriais próximos ao ferimento. Isso diminuirá   a chegada de sangue no local do ferimento. Refaça esses procedimentos quantas vezes necessário e encaminhe a vítima ao hospital que tenha um cirurgião.

Primeiros Socorros e ferimentos  

Primeiros Socorros e Hemorragias

Ferimentos são lesões que ocasionam a destruição da pele. Eles podem levar a sangramentos e ser porta de entrada de infecção. O objetivo dos primeiros socorros em ferimentos é proteger o local ocluindo a entrada da infecção e paralisando os sangramentos se houver. Com um pano limpo e seco proteja o local do ferimento ocluindo. Não lave o local, pois este procedimento será realizado no hospital. Enfaixe o local com ataduras ou faixas de panos limpos. Caso exista objeto fixado junto do ferimento, do tipo ferro, faca, espeto, não tente retirar, pois pode ocasionar mais sangramentos e lesões, faça curativos em volta dele e encaminhe a vítima ao hospital que contenha um cirurgião.

 

A Engehall é a maior empresa de treinamento NR10 online no Brasil. Conheça mais sobre o que determina a NR10, e sobre procedimentos de segurança e primeiros socorros que o treinamento oferece.

Da mesma forma, o treinamento NR35 garante segurança ao trabalhador em altura, e capacita o profissional a agir de forma adequada em situações de acidente.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down