Vocês cuidam bem das suas ferramentas? A Parafusadeira é a parceira de todo eletricista.
O Brener foi longe demais. Dessa vez ele passou de todos os limites!
Ele simplesmente conseguiu “estragar” uma parafusadeira semi nova da Engehall avaliada em aproximadamente R$ 2.200,00!!!
Bom, a parafusadeira não estragou pra sempre, mas sim ela parou de funcionar por uma coisa besta. Por isso deu pra arrumar, inclusive numa situação dessa que aconteceu com a gente, se deixar o problema ir acumulando, o prejuízo é certeiro. Por isso hoje vou falar melhor sobre manutenção de ferramentas, mais específico das furadeiras e parafusadeiras.
A maioria sabe que limpar as ferramentas após o uso é muito importante para prolongar a vida útil delas, certo? Afinal de contas, são vários tipos de resíduos que podem acabar obstruindo as saídas, ou, até mesmo, travando as engrenagens dentro do equipamento.
Mas para o Brener isso não passava de conversa fiada minha….
O que aconteceu com nossa furadeira/parafusadeira da DeWALT, meus queridos, é que após um serviço, ela acabou travando o mandril… E por qual motivo? Isso mesmo, falta de limpeza após o uso.
Aqui na Engehall não nos incomodamos de emprestar as nossas ferramentas para que a turma que tá junto comigo aqui, possa realizar seus serviços extras e com isso ganhar um dinheirinho a mais “por fora”.
Mas poxa vida, se você pede um equipamento emprestado, tem que cuidar, né?
Pois é, o Brener pulou essa etapa e me entregou o negócio todo zoado. E o pior, peguei ela toda suja e ainda por cima travada, não funcionava nada nela. Aí, como “castigo”, coloquei ele para fazer, além da limpeza e lubrificação, gravar para vocês o procedimento!
Vamos acompanhar como foi a tarefa do Brenão, só lembrando que:
Aviso: se seu equipamento ainda estiver na garantia não recomendamos fazer tal manutenção, pois existe o risco de perda da garantia. Neste caso, acione a assistência técnica.
Na parte do mandril eu lavo com desengripante para tirar toda a poeira ou limalha
Na sequência depois de tudo limpo e lavado, começo a lubrificar com graxa em spray, turma, eu não irei desmontar toda essa parte do mandril pois a máquina está um pouco nova ainda e como não sou especialista nesses equipamentos e não irei arriscar a desmontar pois tem muitas peças ai pode correr o risco de sobrar algumas.
E depois de tudo finalizado começar a montagem do equipamento.
Missão dada é missão cumprida Brenão!
Dessa vez posso garantir, ele remontou tudo e só sobrou 3 parafusos e uma engrenagem pequena, mas segundo ele tá garantido, Brenão mandou bem!
Mas e aí turma, vale ou não vale uma compartilhada com aquele seu conhecido pidão? Depois de ver o trabalho que eles irão ter com a manutenção, vai ficar mais difícil de pedirem. Então eu indico vocês a compartilharem viu!
Agora fala pra mim, você já teve alguma ferramenta danificada após emprestar, escreva aí nos comentários:
Não André, não empresto nada não, ou
Sim, André, já tive problemas em emprestar ferramentas.
E me conte o que você fez também, quero saber os causos de vocês
Aqui embaixo tem o símbolo da Engehall para vocês irem direto ao nosso site, dá uma conferida lá, veja os nossos cursos, nosso blog, navegue à vontade. E aqui ao lado tem mais vídeos para vocês continuar aprendendo, então maratona bastante…
Um forte abraço, fiquem com Deus, e até o próximo Dicas Flash da Engehall
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.