Você sabe que o alicate é “uma extensão das nossas mãos”, porque ele intensifica a força que aplicamos nos objetos escolhidos. E é por este motivo que ele é um item que não pode faltar numa caixa de ferramentas.
Mas existe uma infinidade de modelos, como o alicate de universal, o alicate de corte, o alicate decapador, o alicate de pressão, alicates de prensa terminal, enfim, é alicate que não acaba mais.
Mas porque um ELETRICISTA PROFISSIONAL de VERDADE precisa de TANTOS ALICATES ?
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Antes de mais nada , é muito importante conhecer todos os modelos de alicates para que você possa executar suas atividades com perfeição e sucesso.
Temos aqui por exemplo o Alicate Universal de 8”. Como o próprio nome já diz, ele é de uso geral, servindo para diversos tipos de trabalho, como cortar, dobrar, desencapar etc. Ou seja, é indispensável tanto para o eletricista profissional como para o autônomo. Ele é universal mesmo, serve pra fazer praticamente tudo. Mas é claro que possui algumas limitações para alguns tipos de serviço, como cortar uma abraçadeira de nylon por exemplo, com ele já fica difícil.
Já este outro modelo aqui é praticamente igual ao anterior, só que este é o Alicate Eletricista Tipo Universal de 8″, mas tem uma pequena diferença, ele ajuda muito o eletricista. Reparem neste ponto próximo do cabo. Ele funciona como prensa terminal para cabos de até 10mm2. Particularmente eu uso o prensa terminal deste alicate apenas para prensar os terminais pré-isolados, não gosto muito do acabamento que ele dá nos terminais tubulares, mas eu considero uma mão na roda esse alicate, o corte dele é muito bom e também a pegada no punho dele é bem bacana.
E falando em prensar terminais temos esse outro modelo aqui, o Alicate Prensa Terminais Pino Tubular Worker. Esse modelo aqui é meu xodó. Ele tem uma compressão perfeita, ele dá um acabamento muito bom nos terminais tubulares ilhós que são os mais usados pelos eletricistas prediais. Olha só a diferença de compressão feita com esse alicate, para uma compressão feita com o alicate eletricista universal, dá pra ver que aqui fica bem melhor né.
Já este alicate aqui é o famoso alicate de corte. Da mesma forma do alicate universal, o nome deste alicate diz tudo, ele é só pra corte. Repare que o seu formato ajuda na hora de fazer um corte mais rente ao eixo, aquele corte da abraçadeira de nylon por favor que não dava pra fazer com o universal, com o corte é moleza. Além também de fazer o seccionamento de cabos, cortar partes plásticas, tudo isso é possível de fazer com esse modelo aqui, leve, rápido e prático.
Por fim, e acho que é o mais bacana de todos é o Alicate Desencapador/ Crimpador Automático de Fios. Esse modelo é um verdadeiro multiuso, porque ele possui a parte de corte, depois você já tem como decapar a ponta dos cabos e até mesmo o meio dos cabos caso precise de uma derivação e ainda por cima ele possui alguns ajustes no cabo para conseguir crimpar diferentes tipos de terminais, pré-isolados ou até mesmo os tubulares também. Vale lembrar que eu não uso muito a parte prensa terminal deste modelo, mas se você for pensar numa ferramenta que praticamente faz tudo para o eletricista, ela está aqui, temos vários modelos desse e sinceramente gosto bastante de usá-lo.
“Tá André, agora que já conheço os tipos de alicates, explica logo qual o motivo para que um ELETRICISTA PROFISSIONAL precisar de TANTOS ALICATES”
Bom turma, dois principais diferenciais do eletricista profissional para o eletricista comum são: O acabamento e a agilidade. Isso só é possível da gente conseguir investindo em ferramentas específicas e de boa qualidade, pois essas têm maior durabilidade.
Eu já disse isso, e repito, ferramenta não é gasto, ferramenta é investindo, por isso um eletricista profissional de verdade precisa de tantos alicates na minha opinião…