Os efeitos da exposição solar

os-feitos-da-exposicao-solar

A exposição direta e constante aos raios solares pode ser muito prejudicial ao ser humano, causando diversas doenças. O período mais perigoso para a exposição aos raios ultravioleta é entre as 10h e 16h, quando a incidência e intensidade são maiores. Mesmo a vermelhidão e o leve arder da pele já são sinais de uma exposição prolongada acima do que a corpo suporta.

Sempre que se fala de exposição solar, também se fala sobre o índice ultravioleta (IUV). Esse índice é uma forma de medir a intensidade dessa radiação com condição de céu claro e sem nuvens, quando a intensidade é máxima. Vários fatores influenciam a intensidade, ela varia em relação à localização geográfica, a hora do dia, a estação do ano e a condição climática. A Organização Mundial de Saúde classifica este índice em 5 categorias, relacionadas diretamente a intensidade. Cada índice possui efeitos característicos e medidas de proteção específicas, mas para todos eles é importante o uso de chapéu, óculos escuros, roupa confortável e protetor solar com fator de proteção mínimo 15 e aplicado 30 minutos antes da exposição e periodicamente.

O trabalho sob o sol é uma rotina em diversas profissões e executado principalmente no horário mais perigoso em relação aos efeitos solares. Os efeitos da radiação solar são cumulativos durante a vida, de forma que, na maioria das vezes, as lesões são observadas após os 30 anos. Além de queimaduras, envelhecimento da pele devido a exposição solar, manchas, dentro outras doenças, o principal risco da exposição aos raios solares é caracterizado pelo câncer de pele, que pode ser até mesmo fatal.

Por isso é importante a prevenção e o cuidado para diminuir a exposição aos raios solares. O uso constante do protetor solar e de vestimentas apropriadas, aliado a exposição reduzida no período de radiação mais nocivo, pode até mesmo evitar o surgimento dessas doenças.

*Fonte: http://www.inca.gov.br/situacao/arquivos/causalidade_exp_solar.pdf. http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/riscos.htm

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *