O que é NR10?

O que é NR10? 

São inúmeros os trabalhos que exigem contato direto ou indireto com energia elétrica. Mas os índices de acidentes e óbitos causados por esse tipo de atividade são altos. Por causa disso, o Ministério do Trabalho e Emprego criou normas regulamentadoras que cuidam da integridade física dos trabalhadores. A intenção é prevenir os acidentes e preservar a vida, a integridade e a segurança deles. Ao todo, são 37 normas que as empresas devem seguir para atuar dentro da legalidade.  Desde então, os índices de acidentes de trabalho com energia elétrica diminuíram muito.

A norma NR10 é essencial para o profissional que deseja sucesso no mercado de trabalho. Nesse artigo você vai encontrar tudo sobre NR-10.

curso senai nr10

O que é NR10?

Antes de tudo, NR 10 é a abreviação de Norma Regulamentadora 10.

Essa norma regulamenta e estabelece os requisitos e condições mínimas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente em instalações elétricas e serviços de eletricidade. Observando as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes, cabe as empresas aplica-las nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo. Da mesma forma, as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas também precisam se adequar as regulamentações.

A partir de técnicas de análise de risco, a norma propõe intervenções em instalações elétricas. Elas devem ser adotadas como medidas preventivas de controle do risco elétrico, e também dos riscos adicionais. Além do seu cumprimento ser obrigatório por lei, ele garante a segurança de todos os que estão envolvidos no trabalho.

Quando falamos de atividades que envolvem eletricidade, é importante que as empresas tenham conhecimento e prática dos procedimentos de segurança. Qualquer erro no processo pode causar acidentes graves.

Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, cerca de 4.300 pessoas morreram por conta de choque-elétrico nos últimos 7 anos. Acidentes que poderiam ser evitados se os procedimentos estivessem de acordo com as regras da NR10.

A importância da NR10

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

 

Primeiramente, o cumprimento da norma Nr10 é obrigatório.  Portanto, as empresas são responsáveis por investir no treinamento dos seus funcionários. Da mesma forma, o profissional da elétrica que deseja se manter relevante no mercado de trabalho precisa estar sempre atualizado

Abaixo estão os principais motivos para a aplicação da NR10 hoje:

1 - Segurança

Em primeiro lugar, garantir a integridade física dos trabalhadores no contato com uma rede elétrica é o objetivo  mais importante da NR10. Conhecer a norma NR10 é fundamental para que o trabalhador consiga ter tranquilidade no trabalho.

Muitos profissionais liberais não possuem seguro de vida. E mesmo os profissionais que possuem alguma forma de previdência podem não receber o suficiente para a reparação dos danos. Portanto, investir em uma capacitação que garante sua segurança é prioridade. Qualquer descuido pode ser fatal.

2 - Destaque no mercado (para o profissional)

As empresas sempre estão de olho nos profissionais mais capacitados. Ter um diploma de conclusão de curso é o início, mas não é o bastante. Qualquer recrutador vai ficar atento a um currículo atualizado. Afinal, nenhuma empresa vai querer um profissional que pode trazer riscos a ela. Além disso, acidentes de trabalho geram prejuízos enormes. Dessa forma, é mais fácil as empresas contratarem um profissional  que já tenha os conhecimentos básicos das normas de segurança.

3 - Destaque no mercado (para a empresa)

Certificações e selos de qualidade ajudam qualquer empresa a se destacar no mercado. Portanto, manter um controle de qualidade (ISOs e outras avaliações) é crucial para a empresa que deseja credibilidade e sucesso.

O ideal é que a empresa contrate treinamentos para capacitar  profissionais dentro das normas da NR10.

Saber a NR10 na teoria é uma coisa.  Ter a prática dela no seu dia a dia é outra. Por isso, os treinamentos e reciclagens devem ser constantes. Muitas vezes um certificado pode ser o que falta para a conquista de um novo cliente. Afinal, nenhuma empresa vai querer problemas e acidentes sérios acontecendo em suas instalações.

curso nr10 grátis

O que a NR10 busca evitar?

Quando você não segue os padrões de segurança, acidentes podem acontecer.

Agora, listaremos os principais problemas que um profissional de elétrica pode encontrar.

1 - Animais potencialmente perigosos

Pode parecer estranho, mas este é um risco comum a todos os profissionais. Pode surgir algum serviço que precise acessar redes de eletricidade fora do ambiente urbano.

As abelhas de ferrão, vespas e marimbondos, por exemplo, fazem suas colmeias em postes, quadros de energia e redes de alta tensão. Contudo, você dificilmente sairá ileso ao invadir o território delas. É importante então saber técnicas de primeiros socorros. Além disso, é necessário ter conhecimentos básicos de segurança .

2 - Explosões e chamas

Redes com altos níveis de energia apresentam riscos adicionais. Um curto circuito, por exemplo, pode acabar elevando a potência do fluxo provocando chamas.

Da mesma forma, instalações de alta potência em ambientes com produtos inflamáveis podem causar incêndios. Logo, um profissional preparado para essas situações soluciona o problema antes dele acontecer.

3 - Arcos voltaicos

Ao conectar e desconectar cabos ou junções ainda ligadas, é possível encontrar um feixe visível de energia conectando os dois extremos. Isto acontece porque a alta potência permite a passagem de elétrons, mesmo através de um material isolante. Muitas vezes é imperceptível, mas pode se tornar mais forte de acordo com a quantidade de corrente e tensão presentes. O problema é que esse feixe carrega uma temperatura altíssima, que pode causar queimaduras, incêndios ou explosões.

4 - Choques elétricos

O acidente que envolve choques elétricos é o mais comum. Entretanto, ele é um dos riscos com o maior número de óbitos na classe da profissão. Afinal de contas, o excesso de confiança muitas vezes abre brecha para descuidos.

No choque elétrico, o corpo se torna um condutor de eletricidade. O contato com ele pode dar apenas um susto. Mas também pode levar a óbito.  Isso vai depender da quantidade de corrente elétrica presente. Os danos podem variar entre queimaduras e até problemas musculares.

curso nr10

Qual a principal causa de acidentes?

Um acidente não acontece porque a vítima quer.  Mas existem práticas repetitivas que são um problema para a segurança.

É normal que você encontre problemas sérios nos seguintes casos:

Manutenção em rede energizada

Sempre que há manutenção em uma instalação, aparelho ou circuito, o primeiro passo deve ser desenergizar a rede.

Parar o funcionamento de máquinas e outros dispositivos pode ser um prejuízo para a empresa. Contudo, é melhor tomar o prejuízo do que expor um colaborador a um acidente.

Muitas vezes o profissional se sente confiante em executar a tarefa com a energia ligada. Por isso, é importante que o trabalhador crie uma consciência maior sobre os perigos da sua profissão.

Equipamentos ou ferramentas danificadas

Seja você um profissional autônomo ou contratado por uma empresa, o uso de ferramentas adequadas é extremamente necessário. Você pode até usar uma ferramenta por mais tempo para economizar. Mas essa atitude pode ser arriscada. Se você sabe as normas da NR10, então sabe que cada EPI e EPC (Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos) são necessários. Utilizar algo que não está em plenas condições de operação é colocar em risco sua segurança.

Responsabilidades

A NR10  entrega uma soma de responsabilidades para cada profissional. Elas são divididas entre as empresas e os funcionários da seguinte forma:

Empresa:

  •  Informar os profissionais sobre os riscos que estão expostos;
  • Propor e adotar medidas corretivas e preventivas em qualquer acidente de trabalho com eletricidade
  • Promover ações para controlar riscos em todas as instalações elétricas;
  • Oferecer, sempre que necessário, uma denúncia aos órgãos competentes.

Colaborador:

  • Ter muita atenção em seu trabalho, agindo corretamente para garantir a sua segurança e a de terceiros.
  • Manter todos os equipamentos de proteção em bom estado.

Equipamentos de proteção individual

Um dos grandes focos da norma NR10 são os equipamentos de proteção individual. Os EPIs cumprem sua função de maneira eficiente, e são desenvolvidos pensando na segurança do trabalhador.

Sempre que ele esquece de utilizar ou o faz de maneira errada, corre riscos que podem afetar a sua vida e a de terceiros.

Os mais comuns a serem utilizados são:

  • Capacetes protetores
  • Protetores auriculares
  • Óculos de proteção
  • Luvas de proteção
  • Máscaras de proteção respiratória
  • Mangas de proteção
  • Calçados de proteção
  • Uniforme de proteção

Todos estes equipamentos possuem versões diferentes e são utilizados de acordo com a situação e o ambiente.

Você pode acessar todo o conteúdo da NR10 clicando aqui

curso online nr10

Onde me capacitar na norma NR10?

Profissionais e empresas precisam de treinamento para entender melhor as aplicações da NR10. Além disso, o treinamento precisa ser reconhecido e ter um conteúdo completo.

Entre as opções do mercado, a melhor disponível no momento é o curso de NR10 da Engehall. Uma empresa com mais de uma década de desenvolvimento de cursos especializados.

No curso da Engehall o profissional tem autonomia na sua capacitação. Além de contar com orientação dos melhores professores da área. Todos eles possuem conhecimento prático e teórico.

Outro ponto relevante é a possibilidade de utilizar uma estrutura online, acessível de qualquer lugar. Você não precisa gastar recursos e tempo com o deslocamento. Além disso, pode administrar seu tempo, assistindo as aulas no tempo livre da sua rotina.

Assim como  empresa que quiser capacitar todos os seus funcionários, também pode contar com treinamentos presenciais.

O que o Curso de NR10 da Engehall traz?

Antes de mais nada, é um curso com certificado reconhecido em qualquer região do Brasil.

Afinal de contas, a Engehall é filiada ao CREA.

Entre os principais assuntos estão:

  • Introdução à Segurança com Eletricidade;
  • Técnicas em Análise de Risco;
  • Possíveis riscos em Instalações e Serviços Elétricos;
  • Medidas para Controle do Risco Elétrico;
  • Normas Técnicas Brasileiras – Nbr da Abnt: Nbr-5410, Nbr 14039, etc;
  • EPIs e EPCs;
  • Rotinas de Trabalho e seus Procedimentos;
  • Documentação das Instalações Elétricas;
  • Proteção e Combate a Incêndios;
  • Acidentes de Origem Elétrica;
  • Primeiros Socorros;

Esta é apenas uma amostra dos conteúdos do curso. A Engehall oferece um treinamento completo e excelente.

O curso tem validade?

Sim, o curso possui uma validade de até 2 anos. Isto é necessário para que o profissional e a empresa estejam habilitados para receber suas certificações.

Entretanto, no site da Engehall você encontrará uma opção de curso mais em conta, caso você precise apenas de uma reciclagem. Isto vale para quem trabalha com sistemas de alta potência ou não.

Você receberá um certificado válido no momento em que o curso for concluído. Ele possui aceitação em todas as empresas do mercado. Mas também é enviado pelos correios o certificado impresso.

Quanto tempo o curso demora?

A duração total do curso online é de 40 horas. Entretanto o profissional é quem vai ditar o ritmo da aprendizagem. Com maior disponibilidade ele poderá concluir o curso mais rápido. Mas se a disponibilidade for pouca, pode administrar de acordo com sua rotina. Você que já tem certificação NR10 precisa ficar atento para o período reciclagem. Você sabe para que serve o curso NR10 reciclagem?

Um dos pontos mais interessantes do curso  é que você pode começar a fazer ele de graça! Ou seja, você começa, avalia a qualidade e só então efetua o pagamento necessário.

Toda esta parte é facilitada com divisões no cartão de crédito ou pagamento à vista.

Como conseguir

Se você quer realmente saber o que é NR10 e entrar de cabeça no mercado como alguém mais qualificado, basta clicar no botão abaixo:

botão nr10

Conclusão

Lembre-se, a segurança é um dos fatores principais na área da elétrica. Sendo assim, é bom estar em dia com suas certificações. Além disso, se atualizar com os novos conteúdos qualifica seu trabalho.

Então, aproveite agora para começar um curso que vai revolucionar a sua carreira ! Aproveite também para conhecer mais uma norma regulamentadora muito importante, a NR35. 

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram