O que é eletricidade estática?
Antes de mais nada, vamos definir o que é eletricidade estática: É o fenômeno que acontece quando dois ou mais corpos, estando em contato e friccionados, são bruscamente separados. Durante o tempo em que eles estão em contato, os elétrons migram de uma superfície para outra, fazendo com que ambos se neutralizem. Quando as superfícies são separadas, ocorre um distúrbio entre ambos e os corpos são carregados, sendo um positivamente (+) e o outro negativamente (-).
Mecanismos de formação
Devido à fricção entre os dois objetos, os elétrons livres (partículas carregadas negativamente) fluem de um objeto para o outro. Após se separarem, os objetos estão, um deles com excesso e o outro com falta de elétrons. Isso torna ambos eletricamente carregados, com a “ELETRICIDADE ESTÁTICA”.
CLASSIFICAÇÃO DOS DIFERENTES MATERIAIS QUE PODEM GERAR A ELETRICIDADE ESTÁTICA Importante: a superfície dos materiais, sejam eles condutores ou isolantes, é susceptível de ser carregada estaticamente
Importante: a superfície dos materiais, sejam eles condutores ou isolantes, é susceptível de ser carregada estaticamente.
Fontes de eletricidade estática nos processos industriais
As fontes mais comuns são quando:
- Líquidos fluem através de uma tubulação ou válvula
- Líquidos se chocam com uma superfície após a abertura de uma tubulação ou
válvula - Na operação de misturadores ou agitadores
- Durante o processo de enchimento de tanques, tambores ou outros recipientes
ou similares - Um material pulverizado atravessa alimentadores ou transportadores
pneumáticos - Em processos de deposição de materiais
- Em processos de pulverização de materiais
- Na fricção de correias movimentando polias
Você sabia que as pessoas também são geradoras de eletricidade estática ?
É de se observar que as pessoas em seu dia a dia também são importantes geradoras de eletricidade estática, que se acumula em suas vestimentas ou calçados quando elas se movimentam caminhando, sentando, etc.
Isso é muito comum acontecer em locais onde o ar seco foi aquecido, propositalmente durante o inverno.
Riscos com a presença da eletricidade estática
Para ser considerado uma fonte de risco são necessárias quatro
condições:
- As cargas estáticas geradas devem possuir um valor significativo
- Deve existir uma quantidade de energia suficiente para promover a
descarga - Deve existir um faiscamento (ignição)
- O faiscamento deve ocorrer em forma de vapor de ignição ou em uma
mistura de pó
Os riscos mais comuns são:
Explosões ou incêndio em ambientes com atmosferas inflamáveis
Carregamento Estático de Linhas de Transmissão de Alta Tensão
Descargas atmosféricas
Abastecimento de veículos
Como controlar os riscos?
A filosofia para se controlar os riscos se concentra nos procedimentos para dissipá-la antes que a descarga (ignição, faiscamento) ocorra. Algumas medidas para se prevenir contra tais riscos são as seguintes:
EQUIPOTENCIALIZAÇÃO E ATERRAMENTO
A equipotencialização (bonding) consiste em se conectar dois ou mais objetos através de um condutor comum (um fio de cobre, por exemplo). Note-se que apenas a equipotencialização em si não elimina a estática.
O aterramento (grounding) consiste em conectar um ou mais pontos dos objetos ao potencial de terra através de eletrodos (tubos metálicos, hastes, tubulações de água fria ou armações das fundações da edificação).
Associando a equipotencialização ao aterramento através de conectores adequados, as cargas estáticas serão drenadas para o potencial de terra no mesmo instante em que elas forem geradas.
UMIDIFICAÇÃO DO AMBIENTE
Umidades relativas do ar acima de 50% (em torno de 60 a 70% à temperatura ambiente de 21ºC) podem ser uma boa solução para minimizar a geração de eletricidade estática.
IONIZAÇÃO DO AR AMBIENTE
É o processo onde um átomo neutro é forçado a perder ou ganhar elétrons. A ionização do ar pode neutralizar as cargas estáticas em objetos não aterrados ou isolantes (não condutivos) através do carregamento (ionização) das moléculas dos gases no ar circunvizinho. As cargas estáticas que existem em qualquer superfície podem ser neutralizadas por meio da atração de cargas com polaridade oposta existentes no ar.
UTILIZAÇÃO DE COLETORES ESTÁTICOS
Um coletor estático captura a descarga quando posicionado próximo da fonte de eletricidade estática que a originou, isso devido à elevada condutividade do coletor.
REDUÇÃO DA VELOCIDADE DE ATRITO
Quando um material (líquidos em suspensão) se desloca, por exemplo, em uma tubulação, uma medida para diminuir o risco da geração de eletricidade estática é o controle da velocidade de deslocamento do referido material. Este controle pode ser conseguido através de um adequado dimensionamento do duto.
EMPREGO DE PISOS CONDUTIVOS
O uso de materiais especiais para os pisos constitui-se em uma boa solução para atuar contra a incidência de descargas eletrostáticas (ESD). Pisos condutivos são os mais recomendados para essas aplicações.
Controle de eletricidade estática em pessoas
Para reduzir os riscos da eletricidade estática em pessoas, alguns controles são comuns. A utilização de vestimentas e sapatos condutivos para permitir que as cargas se escoem, roupas e sapatos devem estar sempre limpos, isentos de poeiras ou outros contaminantes e a utilização de pulseiras devidamente aterradas, mantém o corpo humano próximo do potencial zero, permitindo a dissipação segura das cargas do corpo para a terra.
Conheça nosso curso de NR10 SEP e aprofunde seus conhecimentos sobre eletricidade estática.
Você sabe o que é necessário para o trabalho em altura ? Leia nosso Guia completo NR35 E TRABALHO EM ALTURA.