O que ACONTECE se eu usar BARRAMENTO PENTE em disjuntor NEMA?

Você sabe o que acontece se você usar barramento pente em disjuntor nema ?

Bom, antes de mais nada é importante relembrar o que é o que aqui:

O barramento pente compõe o quadro de distribuição. Ele é  um apoio para os disjuntores do tipo DIN.  Além disso, limita seus espaços e ajuda a mantê-los devidamente organizados e seguros. Lembrando que esses barramentos tipo pente podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos. Certo?

Mas, quando a instalação  no quadro de distribuição é feita com disjuntores do tipo NEMA,  não vemos muito este tipo de barramento.

 

O que fazer em uma instalação com disjuntores do tipo NEMA?

Será que conseguiríamos eliminar estes “jumpers” usando barramentos?

A resposta é sim!

Existem hoje no mercado empresas que estão fazendo este tipo de barramento especificamente para disjuntores do tipo NEMA. Reparem que ele possui os terminais do tipo forquilha, ou também chamado tipo garfo. A vantagem é que esse modelo, entra dentro do borne em volta do parafuso de aperto do disjuntor NEMA, e isso garante uma conexão mais segura.

A boa notícia é que já tem empresa fazendo este tipo de barramento para disjuntores do tipo NEMA, já que eles ainda são fabricados, até hoje, seguindo a normativa 243 do INMETRO, com isso eles também podem ser comercializados.

Tirando que tem pessoas que preferem usá-los, mesmo sendo mais caros do que os disjuntores do tipo DIN, porque tecnicamente, uma conexão do “tipo garfo” tende a aumentar a área de contato de um borne ou parafuso, inclusive tem modelos de disjuntores que possuem uma janela de conexão a parafuso acima do borne, no qual usar barramentos pente do tipo garfo se encaixa perfeitamente no parafuso de aperto do borne.

“Beleza! Mas, André, eu consigo usar o barramento pente para DIN no NEMA?”

Bom, respondendo, então, a nossa dúvida:
A resposta é sim, mas em partes…

Vamos entender isso:

Caso você esteja trabalhando em uma instalação bifásica, você pode utilizar um barramento pente trifásico, mas, para isso, você precisará tirar uma das fases para que fique bom. Se você utilizar um barramento bifásico, a cada 2 espaços você perderá um, como vocês podem ver aí no vídeo.

Então, turma, o meu conselho: analise sua instalação e escolha que for mais adequado. Afinal dinheiro não dá em árvore e o seu cliente fica mais satisfeito!

Agora responde pra mim, você já usou barramento pente em disjuntor NEMA?

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down