Você já imaginou ter que comandar 6 lâmpadas com apenas 3 teclas de pulsadores ?
Meu querido, quem trabalha com obras sabe como é complicado a vida do profissional, principalmente quando os clientes decidem mudar alguma coisa depois de tudo pronto, certo?
Mas e quando esta mudança é quase impossível de se fazer?
Pois é, a vontade é de juntar as ferramentas e “picar a mula” de lá, né não?
Só que aí o que a gente faz numa situação dessa? Senta e espera essa vontade passar depois vai lá e resolve o problema
Depois do projeto aprovado e da casa construída, cabos todos passados, a cliente decidiu mudar não apenas a iluminação da sala, mas também aumentar o número de lâmpadas e até alterar os comandos. Então tive que me virar nos 30 pra conseguir resolver esse BO.
No projeto aprovado pela cliente, foi previsto uma caixa 2x4” na entrada da sala e uma outra caixa 2x4” no alto de uma escada de acesso ao 2° pavimento. Ela iria comandar 3 cenas diferentes com ligação em three way, que foram previstas pela arquiteta. As cenas são tipo ajustes de iluminação pessoal, nesse caso cada interruptor era responsável por uma cena.
Depois da obra pronta, a cliente simplesmente decidiu que não queria mais as 3 cenas e, no lugar, ela pediu 6 cenas!!! O dobro do que havia sido projetado. Simples assim, é mole?!
Ai que está o problema! Não é tão simples quanto parece…
A cliente não havia autorizado quebrar mais nada. Ela já estava naquela situação de obra que deixa a pessoa exaurida. Tínhamos que resolver sem quebrar parede ou trocar caixinha,
Aí piorou, mas ainda tem aqueles interruptores fininhos de meia tecla!”
Sim, porém esteticamente a cliente gostou desse modelo. Além disso, teríamos um baita trabalho para passar todos esses cabos de retorno paralelo para as outras três teclas. Tirando que ficaria muito apertado pra fazer…
Bom, é nessa hora que a gente fica numa sinuca de bico né !
Depois de quebrar um pouco a cabeça, encontrei uma solução simples.
Instalar 3 relés de impulso.
Bom, os relés de impulso são dispositivos eletromecânicos que nos permitem controlar circuitos de iluminação apenas com um clique. Isso permite, por exemplo, a substituição de interruptores por pulsadores, estes mesmos que usamos em campainhas.
E o mais bacana de usar este tipo de equipamento é que conseguimos fazer um three way ou um four way economizando muito cabo, já que a ligação destes pulsadores é feita em paralelo, e com apenas dois fios, independente da quantidade de pulsadores ligados.
O relé que utilizei foi o da marca Finder e que comanda 2 cenas diferentes. Se eu clico no pulsador 1 vez, acende uma lâmpada.
Já ao clicar o pulsador mais uma vez, acende a outra lâmpada. Se eu clico pela 3ª vez, as duas lâmpadas ficam acesas e se eu clico a 4ª vez, as luzes se apagam. Então, partindo deste princípio, precisei instalar 3 relés de impulso para comandar as 6 cenas da sala.
O diagrama ficou assim:
O cabo vermelho é a fase que alimenta os relés, derivei a alimentação para os três;
O cabo azul é o neutro, que nesse caso diferente dos interruptores, precisa descer até os pulsadores para fechar o comando.
Os três cabos marrons são os retornos paralelos que comunicam cada conjunto de pulsador separadamente e deriva também para a bobina dos seus respectivos relés, cada pulsador controla um relé.
Os cabos amarelos são os retornos separados de cada lâmpada, vale lembrar que sai 2 retornos de cada relé como vocês podem perceber.
O mais interessante é que como os relés foram instalados no teto, não precisei passar nenhum cabo a mais. Na verdade a gente removeu alguns cabos.
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.