NR10 reciclagem: Por que você deve fazer?

Você sabe para que serve o curso NR10 reciclagem?

Confira tudo sobre o assunto aqui.

Não é de hoje que acidentes de trabalho acontecem. Por isso, várias técnicas de segurança foram criadas para prevenir possíveis acidentes no ambiente de trabalho.  Dessa forma, muitas empresas recorrem  a instituições especializadas em treinamentos. A intenção é capacitar seus funcionários de acordo com as exigências necessárias para garantir a integridade física dos seus colaboradores.

Nosso país possui uma série de  normas regulamentadoras para o trabalho. Logo, a procura por treinamentos específicos aumenta. O objetivo das normas é garantir um conjunto de ações seguras e os meios corretos de exercer o trabalho. Assim, muitos acidentes podem ser evitados. E mesmo que aconteçam, os prejuízos podem ser menores.

A norma regulamentadora NR10 é voltada para todos os que atuam no mercado de trabalho como eletricistas. Mas  também se aplica a profissionais que trabalham diretamente ou indiretamente com energia elétrica. Além de ser obrigatória, existe uma necessidade constante de atualização. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o curso NR10 reciclagem.

O que é NR10 Reciclagem?

NR10 Reciclagem é um curso criado para o profissional rever os principais pontos da sua trajetória como trabalhador. Ele é uma exigência criada pelo antigo MET (Ministério do Trabalho e Emprego). Identificou-se a  necessidade de padronizar e garantir o treinamento correto de funcionários da área de segurança.

Entretanto, por ser um trabalho repetitivo,  o profissional pode começar a ignorar procedimentos básicos por excesso de confiança. A reciclagem entra em jogo como uma estratégia para garantir a atualização dos profissionais. Assim, cria-se uma consciência maior dos riscos das suas atividades.

Quem precisa fazer este curso?

Primeiramente, o curso de reciclagem não serve como uma capacitação da norma NR10. Ela é feita de maneira periódica para tratar alguns pontos específicos. Contudo, não tem a capacidade de suprir todo o conhecimento da norma.

A reciclagem pode ser feita em prazos menores que o exigido por lei (2 anos).  Isso acontece quando a empresa quer corrigir algum tipo de comportamento nocivo para a segurança da empresa.

Todos os profissionais que estão expostos aos riscos da eletricidade devem passar por constantes reciclagens. Afinal de contas, estarão sempre enfrentando situações semelhantes, mesmo que indiretamente.

4 tipos de profissionais que precisam da NR10 reciclagem

Existe uma nomenclatura técnica que precisa ser dominada para determinar que tipo de profissional será alvo do treinamento.

1 - Profissional Qualificado

O termo profissional qualificado se aplica àquela pessoa que possui formação em algum curso de ensino da área da elétrica. Mas o curso precisa ser reconhecido pelo MEC.

Então um dos exemplos mais comuns é o engenheiro elétrico ou mesmo o técnico. De toda forma, é necessário que a pessoa tenha uma formação.

2 - Profissional Habilitado

Um dos registros mais importantes de um profissional são os chamados conselhos de classe. São organizações que avaliam os profissionais e o trabalho em que eles estão envolvidos, garantindo que a pessoa tenha a capacidade de receber seu título.

O mais conhecido é o CREA, conselho de classe dos engenheiros elétricos. O profissional habilitado, então, é aquele que possui um registro junto ao seu conselho de classe respectivo.

3 - Profissional Capacitado

O profissional capacitado é alguém que  trabalha sob as ordens de um profissional superior habilitado.

Então a formação se encaixa em cursos livres, também chamados de profissionalizantes. Um exemplo excelente é o curso de eletricista da própria Engehall.

4 - Profissional Autorizado

O Profissional Autorizado é todo aquele trabalha tempo suficiente na empresa e é treinado por ela para executar suas funções.

Todos estes quatro profissionais são requisitados para o treinamento de reciclagem.

Profissionais que estão expostos a riscos também precisam do treinamento

Como já mencionado, é preciso envolver todas  as pessoas que trabalham em estações elétricas. Isso vale para vigias, assim como os que trabalham na construção civil.

Não é recomendado que estas pessoas permaneçam nos locais de risco. Mas, enquanto estiverem lá precisam estar cientes dos riscos e saber como evitá-los.

Quando se deve fazer a reciclagem?

A legislação tem por obrigatoriedade que o profissional faça o curso a cada 2 anos. Ou seja, desde a última reciclagem não pode existir um período maior, embora um menor seja possível.

Mas existem também 3 situações especiais que exigem a reciclagem de maneira imediata. São estes os casos:

  • Se o funcionário for trocado de sua função ou mudar de empresa;
  • Quando o colaborador for afastado do trabalho ou então ficar inativo por mais do que três meses;
  • Caso haja alguma mudança significativa dentro das instalações elétricas da empresa (assim como nos métodos, procedimentos e ordem do trabalho).

Tipos de treinamento de reciclagem de NR10

A princípio, não existe um só tipo de curso de reciclagem. A necessidade pode variar com a ocasião que motivou este treinamento.

O curso original possui uma carga horária de 40 horas . Mas a reciclagem precisa ter somente 20 horas.

Existe uma necessidade mínima para que um curso seja considerado efetivo. Segue os 15 itens básicos necessário no curso:

  1. Aspectos gerais e introdutórios de segurança com eletricidade;
  2. Riscos vindos das instalações e demais serviços com eletricidade;
  3. Técnicas para se analisar um risco;
  4. Medidas para controlar o risco;
  5. Normas Técnicas Brasileiras, segundo a constituição;
  6. Regulamentações do TEM;
  7. EPCs;
  8. EPIs;
  9. Rotinas de trabalho assim como seus procedimentos;
  10. Documentação e burocracia necessária para instalações elétricas;
  11. Riscos adicionais ao profissional da área elétrica;
  12. Proteção e combate a incêndios (principalmente de origem elétrica);
  13. Acidentes com causas elétricas;
  14. Primeiros socorros;
  15. Responsabilidades do trabalhador da área elétrica.

Quem pode dar o curso?

Antes de mais nada, este curso não pode ser ministrado por qualquer pessoa. É necessário capacitação e certificação junto aos órgãos próprios da empresa. O ideal é recorrer a uma empresa especializada em treinamentos do tipo.

A Engehall é  está a mais de uma década atuando no ramo, sendo a mais qualificada na área.  Além disso, ela é reconhecida como filiada ao CREA e tendo reconhecimento do ISO 9001.

 

Por que sua empresa precisa deste curso?

Muitos questionam a necessidade da reciclagem constante dessas normas. Por isso, listaremos alguns motivos que mostram a necessidade dela para seus colaboradores:

1 - Evita acidentes de trabalho

O treinamento não é apenas uma necessidade burocrática para o funcionamento da empresa. Mesmo se não existisse uma obrigatoriedade legal, é provável que muitas empresas ainda aplicariam treinamentos de reciclagem de forma constante.  Pois as ações propostas pela norma ajudam o funcionário na prevenção de situações adversas.

Acidentes de trabalho podem ser leves. Mas há casos onde o funcionário pode ficar incapacitado temporariamente, e até permanentemente. Além do dano humano, que é irreparável, a empresa pode ter sérios prejuízos financeiros.

2 - Requisições legais

Também não podemos deixar de lado as questões legais. A empresa é obrigada a oferecer este curso, ou então acabará encontrando problemas sérios. A aplicação de multas é uma das medidas cabíveis, por exemplo. Entretanto,  algumas penalidades são caras demais para empreendimentos pequenos.

3 - Agilidade no trabalho

Os procedimentos feitos de acordo com a norma também possibilitam um trabalho rápido e confiável. Além disso, acidentes de trabalho podem levar ao afastamento de um bom profissional, tornando um serviço simples em algo complexo.

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

4 - Melhora a imagem da empresa

Fazer tudo de acordo com os procedimentos é algo que atrai investimentos e clientes. Ninguém quer contratar uma empresa que não possui método e nem segurança.

Você consegue passar mais credibilidade e confiabilidade ao trabalhar com este tipo de abordagem. Lembrando que isto não leva só a mais clientes, como também facilita a possibilidade de melhorar os orçamentos a seu favor.

Quem deve pagar pelo treinamento?

Segundo a lei é necessário que a empresa que está contratando, ou que tenha contratado o funcionário, seja a responsável por todo o custo e aplicação do curso. Dessa forma, o colaborador não precisa desembolsar nenhum tipo de valor.

Além disso,  o custo pode ser irrisório se comparado aos benefícios. Também é comum que alguns profissionais procurem a certificação por conta própria. Assim ele se destaca no mercado de trabalho, mostrando que é de fato profissional e tem capacidade de buscar seu crescimento.  Muitos profissionais autônomos se capacitam para enfrentar as situações de risco com maior tranquilidade.

Conclusão

O trabalho do eletricista é tem grandes desafios no caminho do crescimento. Mas com a qualificação certa é possível estar pronto em um tempo menor e com melhor qualidade.

O curso da Engehall é destaque no mercado, alcançando excelentes resultados por muitos anos. Além de entregar uma estrutura sólida, confiável e aprovada pelos principais órgãos de regulamentação. Toda a modalidade do curso é online, se adequando as necessidades do colaborador. O melhor de tudo é que você pode iniciar o curso gratuitamente, fazendo o pagamento apenas se considerar que o material é de qualidade. Acesse  Curso de NR10 Engehall e já comece essa experiência.

 

 

 

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down