Você sabe para que serve o curso NR10 reciclagem?
Confira tudo sobre o assunto aqui.
Não é de hoje que acidentes de trabalho acontecem. Por isso, várias técnicas de segurança foram criadas para prevenir possíveis acidentes no ambiente de trabalho. Dessa forma, muitas empresas recorrem a instituições especializadas em treinamentos. A intenção é capacitar seus funcionários de acordo com as exigências necessárias para garantir a integridade física dos seus colaboradores.
Nosso país possui uma série de normas regulamentadoras para o trabalho. Logo, a procura por treinamentos específicos aumenta. O objetivo das normas é garantir um conjunto de ações seguras e os meios corretos de exercer o trabalho. Assim, muitos acidentes podem ser evitados. E mesmo que aconteçam, os prejuízos podem ser menores.
A norma regulamentadora NR10 é voltada para todos os que atuam no mercado de trabalho como eletricistas. Mas também se aplica a profissionais que trabalham diretamente ou indiretamente com energia elétrica. Além de ser obrigatória, existe uma necessidade constante de atualização. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o curso NR10 reciclagem.
NR10 Reciclagem é um curso criado para o profissional rever os principais pontos da sua trajetória como trabalhador. Ele é uma exigência criada pelo antigo MET (Ministério do Trabalho e Emprego). Identificou-se a necessidade de padronizar e garantir o treinamento correto de funcionários da área de segurança.
Entretanto, por ser um trabalho repetitivo, o profissional pode começar a ignorar procedimentos básicos por excesso de confiança. A reciclagem entra em jogo como uma estratégia para garantir a atualização dos profissionais. Assim, cria-se uma consciência maior dos riscos das suas atividades.
Primeiramente, o curso de reciclagem não serve como uma capacitação da norma NR10. Ela é feita de maneira periódica para tratar alguns pontos específicos. Contudo, não tem a capacidade de suprir todo o conhecimento da norma.
A reciclagem pode ser feita em prazos menores que o exigido por lei (2 anos). Isso acontece quando a empresa quer corrigir algum tipo de comportamento nocivo para a segurança da empresa.
Todos os profissionais que estão expostos aos riscos da eletricidade devem passar por constantes reciclagens. Afinal de contas, estarão sempre enfrentando situações semelhantes, mesmo que indiretamente.
Existe uma nomenclatura técnica que precisa ser dominada para determinar que tipo de profissional será alvo do treinamento.
O termo profissional qualificado se aplica àquela pessoa que possui formação em algum curso de ensino da área da elétrica. Mas o curso precisa ser reconhecido pelo MEC.
Então um dos exemplos mais comuns é o engenheiro elétrico ou mesmo o técnico. De toda forma, é necessário que a pessoa tenha uma formação.
Um dos registros mais importantes de um profissional são os chamados conselhos de classe. São organizações que avaliam os profissionais e o trabalho em que eles estão envolvidos, garantindo que a pessoa tenha a capacidade de receber seu título.
O mais conhecido é o CREA, conselho de classe dos engenheiros elétricos. O profissional habilitado, então, é aquele que possui um registro junto ao seu conselho de classe respectivo.
O profissional capacitado é alguém que trabalha sob as ordens de um profissional superior habilitado.
Então a formação se encaixa em cursos livres, também chamados de profissionalizantes. Um exemplo excelente é o curso de eletricista da própria Engehall.
O Profissional Autorizado é todo aquele trabalha tempo suficiente na empresa e é treinado por ela para executar suas funções.
Todos estes quatro profissionais são requisitados para o treinamento de reciclagem.
Como já mencionado, é preciso envolver todas as pessoas que trabalham em estações elétricas. Isso vale para vigias, assim como os que trabalham na construção civil.
Não é recomendado que estas pessoas permaneçam nos locais de risco. Mas, enquanto estiverem lá precisam estar cientes dos riscos e saber como evitá-los.
A legislação tem por obrigatoriedade que o profissional faça o curso a cada 2 anos. Ou seja, desde a última reciclagem não pode existir um período maior, embora um menor seja possível.
Mas existem também 3 situações especiais que exigem a reciclagem de maneira imediata. São estes os casos:
A princípio, não existe um só tipo de curso de reciclagem. A necessidade pode variar com a ocasião que motivou este treinamento.
O curso original possui uma carga horária de 40 horas . Mas a reciclagem precisa ter somente 20 horas.
Existe uma necessidade mínima para que um curso seja considerado efetivo. Segue os 15 itens básicos necessário no curso:
Antes de mais nada, este curso não pode ser ministrado por qualquer pessoa. É necessário capacitação e certificação junto aos órgãos próprios da empresa. O ideal é recorrer a uma empresa especializada em treinamentos do tipo.
A Engehall é está a mais de uma década atuando no ramo, sendo a mais qualificada na área. Além disso, ela é reconhecida como filiada ao CREA e tendo reconhecimento do ISO 9001.
Muitos questionam a necessidade da reciclagem constante dessas normas. Por isso, listaremos alguns motivos que mostram a necessidade dela para seus colaboradores:
O treinamento não é apenas uma necessidade burocrática para o funcionamento da empresa. Mesmo se não existisse uma obrigatoriedade legal, é provável que muitas empresas ainda aplicariam treinamentos de reciclagem de forma constante. Pois as ações propostas pela norma ajudam o funcionário na prevenção de situações adversas.
Acidentes de trabalho podem ser leves. Mas há casos onde o funcionário pode ficar incapacitado temporariamente, e até permanentemente. Além do dano humano, que é irreparável, a empresa pode ter sérios prejuízos financeiros.
Também não podemos deixar de lado as questões legais. A empresa é obrigada a oferecer este curso, ou então acabará encontrando problemas sérios. A aplicação de multas é uma das medidas cabíveis, por exemplo. Entretanto, algumas penalidades são caras demais para empreendimentos pequenos.
Os procedimentos feitos de acordo com a norma também possibilitam um trabalho rápido e confiável. Além disso, acidentes de trabalho podem levar ao afastamento de um bom profissional, tornando um serviço simples em algo complexo.
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Fazer tudo de acordo com os procedimentos é algo que atrai investimentos e clientes. Ninguém quer contratar uma empresa que não possui método e nem segurança.
Você consegue passar mais credibilidade e confiabilidade ao trabalhar com este tipo de abordagem. Lembrando que isto não leva só a mais clientes, como também facilita a possibilidade de melhorar os orçamentos a seu favor.
Segundo a lei é necessário que a empresa que está contratando, ou que tenha contratado o funcionário, seja a responsável por todo o custo e aplicação do curso. Dessa forma, o colaborador não precisa desembolsar nenhum tipo de valor.
Além disso, o custo pode ser irrisório se comparado aos benefícios. Também é comum que alguns profissionais procurem a certificação por conta própria. Assim ele se destaca no mercado de trabalho, mostrando que é de fato profissional e tem capacidade de buscar seu crescimento. Muitos profissionais autônomos se capacitam para enfrentar as situações de risco com maior tranquilidade.
O trabalho do eletricista é tem grandes desafios no caminho do crescimento. Mas com a qualificação certa é possível estar pronto em um tempo menor e com melhor qualidade.
O curso da Engehall é destaque no mercado, alcançando excelentes resultados por muitos anos. Além de entregar uma estrutura sólida, confiável e aprovada pelos principais órgãos de regulamentação. Toda a modalidade do curso é online, se adequando as necessidades do colaborador. O melhor de tudo é que você pode iniciar o curso gratuitamente, fazendo o pagamento apenas se considerar que o material é de qualidade. Acesse Curso de NR10 Engehall e já comece essa experiência.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.