O multímetro acusa 110v mas nada na casa parece funcionar. O que fazer?

Sejam todos muito bem vindos ao nosso segundo episódio da série GUERRA AO ZÉ FAÍSCA. Essa é uma série de 4 vídeo aulas onde estamos ensinando a resolver problemas que surgem nas instalações elétricas, problemas nos quais muitas vezes um zé faísca é chamado mas não consegue resolver, afinal ele não é um eletricista profissional ainda, ele é apenas um zé faísca. No episódio anterior a gente falou de um problema do DR que a mesmo com tudo desligado, o DR não armava, era uma fuga no neutro da instalação e mostramos como resolver. Hoje vamos falar sobre uma situação:  o multímetro acusa 110v mas nada na casa funciona.

Imagine uma situação:  O cliente te liga dizendo que ao ligar qualquer equipamento da casa dele, toda instalação parava de funcionar. Os outros eletricistas que foram lá mediram 110V nas tomadas e falaram que a tensão estava ok. Mas ninguém conseguiu fazer nada voltar a funcionar!

Além disso, o cliente ainda relatou que ao ligar qualquer carga um pouco mais forte, tudo parava de funcionar, exceto a iluminação que ficava apenas piscando, e sem ter desarmado nenhum disjuntor. Mas, como assim? A casa tem energia, mas nada funciona? No MULTÍMETRO acusava 110V, mas NADA na CASA FUNCIONAVA!

Bom, vamos aprender a descobrir e resolver esse tipo de situação na nossa mini casa elétrica aqui do estúdio.

Uma casa que tem tensão nas tomadas, mas quando ligamos uma carga um pouco mais pesada, tudo para de funcionar. Este é o tipo de situação que deixa qualquer eletricista de cabelo em pé. Imagina então o nosso amigo José Fagulha Centelha, vulgo Zé Faísca ?

Como resolver ?

PASSO 1:

Comecei a análise pelo QDC.
A primeira coisa que fiz foi conferir o aperto de todos os disjuntores. Tinha energia no disjuntor de entrada, mas quando ligava algum equipamento mais pesado, a tensão caia para 60V/70V. Como os disjuntores e o DR não desarmaram, desconsiderei qualquer problema na instalação interna da residência.

PASSO 2:

Analisando a entrada de energia, lá no padrão de entrada.
Sendo assim, fui até ao padrão de entrada para continuar com minha análise.
Primeiro furei os condutores com a ponta de prova do multímetro para detectar a tensão, e aparentemente estava tudo certo até ligar um equipamento mais potente, olha só a tensão oscilava. Desfiz o isolamento que os conectores tinham para conferir como estava a emenda. Novamente conferi o aperto e não encontrei nenhum problema, mas o BO continuava, a rede toda caía ao ligar equipamentos mais pesados.

Como o problema veio se mantendo até no padrão de entrada, e os sintomas indicaram queda de tensão brusca ao ligar equipamentos, já posso afirmar duas coisas:
1 - O problema não é na instalação elétrica do cliente…
2 - Isso é sintoma de neutro interrompido, e como a tensão oscila muito ao ligar cargas mais pesadas, tende a ser má conexão do neutro da alimentação.

O que pode ser feito pelo eletricista nesse caso é uma análise apenas visual do conector de neutro do padrão na rede da concessionária. Ele é um modelo do tipo cunha bimetálico, capaz de conectar cobre com alumínio, ou só cobre, ou só alumínio. Enfim, detectando alguma corrosão ou barulho diferente, tipo de barulho de centelhamento mesmo, basta acionar a concessionária para trocar esse conector que o problema será resolvido.

O multímetro acusa 110v mas nada na casa funciona? Agora você já sabe o que fazer.

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down