Medidor de energia, o relógio de energia

Mensalmente um profissional da companhia elétrica vai até cada residência, edifício comercial ou indústria para realizar a medição do consumo de energia elétrica naquele período. Esse profissional simplesmente anota alguns números do mostrador e, a partir disso, é feito o cálculo do gasto do consumo. No entanto, essa tarefa só é simples, exatamente pela existência desse equipamento no qual é feita a conferência.

A energia elétrica chega até os consumidores através de um cabo que é conectado, a partir dos postes e da fiação na rua, ao relógio de medição. Esse equipamento eletrônico (mais novos) ou eletromecânico (antigos) tem a capacidade de mensurar a quantidade de energia que passa por ele. Quando todos os equipamentos elétricos estão desligados seu mostrador fica parado, o que significa que não há nenhum consumo de energia no momento. À medida que são ligados aparelhos, o mostrador começa a funcionar e a girar mais rápido, quanto mais aparelhos são ligados, mais energia é necessária e mais rápido o mostrador contabiliza.

Para que a medição seja precisa e correta, os medidores são compostos por diversas partes, tornando-os aparelhos significativamente complexos. Por isso, compreender o funcionamento técnico do equipamento é complexo e, para o consumidor comum, relativamente desnecessário. No entanto, compreender como é feita a medição e como “ler” os equipamentos, pode ajudar na economia de energia.

Leitura do medidor de ponteiros e digital

É o medidor mais comum, composto por quatro pequenos relógios e bastante simples para realizar a verificação.

1 – Realize a leitura partindo do medidor mais a direita, o da unidade.
2 – Os ponteiros giram no sentido horário – no caso da unidade e da centena – e no anti-horário – no caso da dezena e do milhar. Girando sempre no sentido crescente dos números.
3 – Ao realizar a leitura, anote o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios, estando o ponteiro entre dois números, considere o de menor valor.

No valor do relógio a leitura atual é: 8393

Para fazer o cálculo do consumo parcial, referente ao mês, o usuário deve subtrair na leitura atual o valor aferido no mês anterior.

No medidor digital, a leitura é mais simples, nele os números apresentados já representam o valor da leitura. Dessa forma, só é necessário fazer o cálculo subtraindo o valor do mês anterior ao do mês atual.

*Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/relogio-medidor-energia/2/. http://pt.wikipedia.org/wiki/Medidor_de_energia_el%C3%A9trica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta