Maleta de ferramentas para eletricista

70% das FERRAMENTAS que um ELETRICISTA PRECISA estão nesta MALETA

Hoje iremos responder a uma dúvida comum entre vários profissionais que estão começando na área elétrica.
“Uma maleta de ferramentas para eletricista, jogo de chaves com 110 peças, atende bem um eletricista que está no início de carreira"?

 

Primeiramente, para realizar qualquer tipo de trabalho, é necessário ter em mãos as ferramentas adequadas. Essa situação não é diferente no caso do eletricista. Para que o serviço seja feito com sucesso, são necessários diversos equipamentos específicos. Além disso,  99% dos nossos atendimentos são remoto. Portanto, a expressão “menos é mais” nunca foi tão bem aplicada. Quanto menos ferramentas, menos peso, e mais organização no trabalho.

 Será que uma maleta de ferramenta com 110 peças  irá servir para nós eletricistas?

A resposta é SIM. Esta caixa contém praticamente 70% das ferramentas que um eletricista precisa.

Temos aqui 2 chaves de fenda e 2 chaves phillips, que possuem, além de comprimentos diferentes, cabos isolados, isso faz muita diferença pra gente.
Junto a elas tem esta chave catraca reversível, que nos permite utilizar esta infinidade de bits aqui, como o pozidrive, fenda, phillips e tork. São 40 tipos de bits diferentes que tem nesse jogo. Dá pra apertar ou sacar praticamente todos os tipos de parafusos.

Da mesma forma, ao lado dos bits temos 8 tipos diferentes de chaves allen. Tem lugar de difícil acesso que só uma mocinha dessa aqui entra e resolve a parada.
No centro da maleta temos as famosas chaves de boca ou conhecidas também como combinadas. São 11 chaves que vão de 8 a 19 mm. Ela é usada para  fazer o aperto de alguns conectores e  parafusos sextavados.

E se você tiver que fazer o aperto dos parafusos sextavados ou de algum conector que a chave combinada não chega, tem também estas duas catracas reversíveis. Você pode instalar essas extensões e escolher o soquete sextavado para chegar até ele. São 26 opções de soquete nessa configuração, vai de 4 a 27mm. Dessa forma, é mais rápido apertar um parafuso com ela. Pois uma catraca interna mantém o soquete no lugar enquanto o braço da chave é reposicionado.

Também temos alicate de bico, alicate de corte e um alicate bico de papagaio ou também chamado de bomba d'água. Além disso, perto dos alicates, temos mais extensões e braços de torque para usar junto as chaves catraca. Cada adaptação dessa aqui serve pra casos específicos. Vale muito a pena aprender a usá-las.

Outras ferramentas

Além dessas ferramentas, eu recomendo que você adquira:

  • Uma boa trena, tem vários modelos bons no mercado.
  • Mais dois tipos de alicate, um universal e o decapador se possível,
  • Um alicate amperímetro também, tem modelos bem completos e acessíveis,
  • Além de sondas guia e uma furadeira/ parafusadeira de preferência a bateria.

Dá pra começar sem uma parafusadeira a bateria? Sim, mas com pouco tempo de serviço você já consegue adquirir mais coisas. Dessa forma, pode completar suas ferramentas.

A maleta é da nossa parceira SUPER PRO. Inclusive ela está com uma oferta especial nesses modelos.
Use o cupom “ENGEHALL” no momento da compra e garanta seu desconto. É só clicar aqui.

Duas coisas diferenciam o eletricista PROFISSIONAL do eletricista comum: o ACABAMENTO e a AGILIDADE.
Portanto, é preciso INVESTIR em FERRAMENTAS. Tenha sempre isso em mente: Ferramenta não é gasto, ferramenta é investimento!

Conheça nosso curso de NR10 e aprofunde seus conhecimentos sobre eletricidade estática.

Você sabe o que é necessário para o trabalho em altura? Leia nosso Guia completo NR35 E TRABALHO EM ALTURA. 

 

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down