Instalação Elétrica 220V MONOFÁSICA

Instalação Elétrica  220V Monofásica

Fala meus queridos, sejam todos muito bem vindos a 5ª TEMPORADA da série Direto da Obra com a Engehall!

E dessa vez é um direto da obra totalmente diferente, pela primeira vez aqui no canal pegamos pra fazer uma instalação elétrica na qual a tensão por fase é 220V.

É isso mesmo que você ouviu, lá se a gente pega a fase e o neutro dá 220V.

Eu sei que para alguns aqui essa obra não vai ser novidade, afinal em vários estados do Brasil a tensão é 220V entre fase e neutro, agora pra muita gente, que tá acostumado com 127V entre fase e neutro e pra ter o 220 precisa usar duas fases, sim confesso que pode tá causando uma certa confusão aí na cabeça.

Só que relaxa, vou te explicar detalhadamente ao longo de toda essa série como é projetar e executar uma instalação elétrica deste tipo, afinal está oficialmente aberta a quinta temporada do direto da obra com a Engehall e desta vez diretamente em solo nordestino, eu e Brener fomos direto para Natal no Rio Grande do Norte, fazer a instalação elétrica da casa do mestre Elifabio Miranda, o embaixador de comandos da Engehall, bora levantar voo!

É meus queridos, tá visto que resenha pouca é bobagem né, mas vamos resumir como serão os próximos episódios desta temporada….

No segundo episódio da série iremos explicar o que muda no dimensionamento de um projeto 220V monofásico em relação ao 220V bifásico, e também iremos disponibilizar uma cópia do projeto dessa obra pra você fazer o download e poder estudar em casa.

Já no terceiro episódio vamos fazer a limpeza das caixinhas e também mostrar uma artimanha que os pedreiros da obra fizeram pra gente que agilizou muito o nosso serviço de instalação, e também o Brener já começou a passar alguns cabos no primeiro dia.

No quarto episódio vamos continuar com a passagem dos cabos, e fazer alguns fechamentos de pontos de conexão, e pra quem fala que ficar conversando fiado, atrasa a obra, vocês vão ver o papo do Brenner contando história pro pintor da obra, ele esqueceu a go pro ligada na cabeça e saiu cada pérola que vocês vão ver.

No Quinto Episódio fiz questão de trazer uma aula completa mostrando ligação de 5 interruptores tree-way na mesma caixinha 4x4 para controlar a sala de estar. Vamos mostrar desde a passagem de cabos, fechamento dos pontos, técnicas para não se confundir na hora de fechar, afinal foram mais de 15 cabos em um ponto de controle só e sei que isso dá um nó na cabeça de muito eletricista, então vamos ensinar algumas técnicas pra você não se perder!

Já no sexto episódio vamos instalar as incríveis linhas de tomadas que o Elifabio escolheu para colocar em sua casa, eu me surpreendi com a beleza e acabamento dessas tomadas e interruptores, um acabamento que imita ouro, rapaz o trem é luxo demais, material digno da casa de um Embaixador, sem dúvida essa linha é uma das mais bonitas que já instalei.

No sétimo episódio vamos mostrar a instalação das fitas de led nas sancas de gesso, você vai ver que dá pra ganhar uma boa grana instalando e vendendo essas fitas, pois o efeito que ela proporciona no ambiente é incrível. Também instalamos os balizadores da escada, e te falo, que escada esse cara fez em casa meus queridos, os balizadores vão dar um toque a mais quando tiver tudo pronto!

Já no episódio 8, tivemos um problema nas luminárias da varanda, só que o Brener fez uma recurso técnico que salvou a pátria na obra, poupou tempo e dinheiro, já posso ir dando spoiler que tem a ver com problemas nas caixinhas de teto.

E pra fechar com chave de ouro o episódio 9, iremos fazer a montagem completa do QDC, lá o embaixador escolheu um padrão industrial, afinal é a área dele né.
O QDC dessa obra foi com alimentação trifásica 380V, e todos os circuitos são monofásicos 220V. A novidade é que optamos usar vários DRs, a proteção lá foi praticamente 1 DR para cada circuito que estivesse em área molhada. O embaixador fez questão de fazer todo QDC a mão, até os barramentos de fase ele confeccionou. Uma coisa te garanto, esse será o primeiro quadro residencial montado nessa pegada industrial e ainda por cima pelo Embaixador de comandos da Engehall, então tem que respeitar né.

Pois é meu querido, temos bastante serviço para essa obra né não?
Vai se preparando que você vai aprender bastante coisas novas nessa empreitada!

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down