Instalação de TOMADAS em apenas 3h de serviço T7:EP6 😎

Fala meus queridos, tudo joia? Quanto tempo vocês gastam para fazer uma instalação de tomadas?

Finalmente chegamos ao sexto episódio da sétima temporada do direto da obra com a Engehall. Será que teremos mais BOs? Calma que tem muita coisa ainda…

No episódio anterior, mostramos como foi a passagem dos cabos de alimentação do quadro secundário. Foi uma rede subterrânea e usamos cabo 6mm² para atender toda demanda externa da casa. Só que a chuva acabou atrasando a gente um pouquinho como vocês viram…..

Já no episódio de hoje, o Brener e o Igor vão dar início a montagem dos interruptores e tomadas. A gente gravou algumas dicas de montagem e apresentamos algumas técnicas que usamos para agilizar o dia a dia. Deu até gosto de ver essa rapaziada desembolando no serviço.

Vamos conferir juntos mais esse episódio. Peguem a pipoca e o refrigerante e fiquem confortáveis que está começando mais um episódio do Direto da Obra com a Engehall!

Instalação de tomadas: como fazer isso de modo prático e rápido

Montar as tomadas e interruptores é bem fácil. Mas pode não ser tão rápido. As caixinhas estavam muito fundas, por isso atrasou o trabalho. Tivemos que comprar parafusos mais longos para conseguir resolver.

Como vocês puderam acompanhar, em todos os pontos de inspeção colocamos anilhas de identificação do circuito. É um detalhezinho bem importante que costuma ser esquecido pelos zé faíscas. Além disso, também é importante  colocar terminais nas pontas dos cabos flexíveis. Eles  irão entrar em contato com os bornes das tomadas, interruptores, plafons, etc.   São esses detalhes  que fazem aumentar a durabilidade da conexão elétrica!

Falando em conexão, como sempre, usamos conector wago em nossas obras. É prático, rápido e traz mais segurança do que qualquer outro tipo de conexão.

Mas é o seguinte: Em média numa casa deste tamanho, trabalhando sozinho a gente leva quase 1 dia para fechar todos os pontos de tomadas, interruptores, iluminação. Já em dupla conseguimos diminuir para apenas 3h de serviço.

Uma super dica:

Vocês devem tá achando que é muito tempo, outros já achando que é pouco tempo!
Bom, a gente anilha todos os pontos,  coloca terminal em todas as pontas de cabos. Então isso acaba tomando um tempinho a mais sim. Mas nada comparado ao ganho de tempo que temos usando conectores ao invés de fazer emendas convencionais!

Então cabe uma reflexão aqui. Se você tá com muita obra e não tá dando conta de atender todo mundo, pensa numa forma de ganhar tempo na obra. Você pode contratar  mais ajudantes ou usar materiais e ferramentas que vão te dar mais agilidade!

“As 24h do dia são iguais pra todo mundo, só que uns ganham mais dinheiro que os outros, simplesmente porque administram melhor o seu tempo”
Estamos entendidos, meus queridos?

No próximo episódio vamos mostrar um imprevisto daqueles que sempre acontece em obra. A cliente me ligou e pediu umas alterações de projeto que não estavam contempladas, como alteração na iluminação e também uma mudança na cozinha gourmet.
Como o gesso estava pronto, acabamos gravando algumas dicas de como passar cabos nesse caso, que você não pode perder.

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down