Quer conhecer uma ferramenta que Ajuda a montar QDC ?
Um problema que muitos eletricistas encaram é manter um alinhamento bacana dos disjuntores na hora de montar um quadro.
Na hora de apertar parafusos, ou usar conector genérico, sempre tem um disjuntor desalinhando ! Eu duvido que você nunca tenha passado por esse problema!
O Charlão viu outros profissionais fazendo isso na internet, e trouxe uma solução muito massa que ajudou a facilitar a nossa vida aqui. Por isso vamos compartilhar a ideia para facilitar a sua também.
Tá pra nascer uma raça mais criativa do que o brasileiro para adaptar peças e ferramentas para resolver problemas diários né não?
E no nosso ramo não é diferente, tem um problema bem chatinho que incomoda o montador.
Já reparou que após colocarmos o barramento pente, e/ou conectores genéricos nos disjuntores eles costumam ficar desalinhados? Pois é, o negocinho chato, atrapalha até a fechar a tampa…
A boa notícia é que deram um jeito de resolver o problema. Olha a ideia que o Charlão viu em um grupo de facebook. Coisa da NASA isso aí…
Antes de instalarmos o barramento, prendemos o bloco de disjuntores com o auxílio de uma ferramenta conhecida como sargento, muito usada na área da carpintaria.
Aí sim depois de tudo alinhado, a gente fixa o barramento pente e os cabeamentos.
Por fim, basta retirar o sargento, e pronto, veja como fica tudo alinhado, diferente do que estava anteriormente.
É ou não é uma solução que merece like, inscrição e compartilhamento?
Bom, meu querido, fizemos 3 testes aqui na empresa e, claro, não deixaríamos de mostrar para vocês.
No primeiro teste, fizemos esta montagem em um QDC da Tigre. Reparem que ele é um quadro para 18 disjuntores monofásicos. Apesar de ser um pouco estreito, nele conseguimos prender o sargento no bloco de disjuntores no meio deles, e conseguimos realizar o serviço normalmente.
Já nesta segunda montagem aqui, fizemos neste QDC mais antigo com espaço para 24 disjuntores monofásicos. Aqui temos um detalhe, reparem que apenas as pontas do sargento seguram o bloco de disjuntores e não pode ter mais do que 10 disjuntores este bloco. Não porque nosso sargento seja limitado, mas pela limitação física do quadro mesmo. Reparem que ele é mais fundo do que o quadro anterior. Então apenas as pontas do sargento firmam este bloco. Fora isso, não atrapalha em nada o trabalho.
Já neste outro quadro aqui da Legrand, como ele é maior, conseguimos prender o sargento melhor no bloco de disjuntores, de forma que não atrapalhou nada o serviço.
O sargento que compramos consegue prender de forma tranquila um bloco de até 10 disjuntores. Forçando um pouquinho, conseguimos até 11.
Bom, vocês sabem que eu sempre considero ferramenta como investimento, afinal, buscamos sempre fazer o melhor para o nosso cliente. Já que esta ainda é a melhor propaganda que existe!
Mas aí como diz meu amigo Leandro torneiro, vem uma dica de macaco veio:
Se caso em sua montagem você tiver utilizando disjuntores de marcas diferentes, fique atento à diferença de altura entre eles e à diferença de alinhamento dos bornes, pois isto irá afetar na hora da montagem de seu QDC.
Neste caso meu querido, vai ter que continuar desalinhado e montando na raça mesmo.
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.