Horário de pico em consumo de energia elétrica

O período do dia entre as 17h30 e 20h30 onde acontece o maior consumo de energia é chamado de horário de ponta ou horário de pico. Para as empresas concessionárias é o momento onde a demanda de energia para consumo tem de aumentar.

Neste período a maioria das pessoas está em casa, tomando banho, ligando as luzes e eletrodomésticos, é também o momento em que a iluminação pública das cidades começa a funcionar. Além disso, uma boa parte do comércio e da indústria ainda não parou de trabalhar.

No horário de pico o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias é mais crítico, o valor das tarifas também são mais caros, fazendo com que algumas indústrias e empresas reduzam a utilização das máquinas neste período para fazer com que o valor da conta de energia elétrica seja reduzido.

Para reduzir o pico de consumo foi criado o horário de verão com o objetivo de fazer com que o momento em que as luzes de iluminação pública fosse diferente do horário em que as pessoas estão em suas casas utilizando mais energia.

*Fonte: http://www.edpescelsa.com.br/energia/pesquisadores_estudantes/energia_eletrica/curiosidades

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta