norma nr12

Guia Completo Sobre a Norma NR12

A norma NR12 é um poderoso instrumento de prevenção de acidentes em ambientes de fábricas e semelhantes. Quem se apoia nela consegue se manter mais seguro e competitivo no mercado de trabalho.

Não sei se você é um eletricista, alguém da construção civil, técnico de automação ou seja lá o que for. Mas o que eu sei é que se você trabalha ou pretende trabalhar em um ambiente industrial, com certeza já ouviu falar da NR12.

Este é um dispositivo legal que busca melhorar as condições de segurança em um tipo de local específico. Afinal de contas o que não faltam hoje em dia são motivos para gerar acidentes de trabalho.

Por mais que uma grande parte das pessoas passe longe das técnicas e procedimentos corretos no seu trabalho, aqueles que aprendem e absorvem este conteúdo acabam se destacando.

Não só a segurança aumenta, mas você terá pontos fortes no seu currículo. Seja como for, hoje resolvi tirar um tempinho para que você pudesse ser beneficiado com a Norma NR12.

Quero trazer antes de mais nada seu conteúdo e como ela afeta o trabalho na prática. Também gostaria de apresentar as vantagens e novidades do assunto. Assim como encerrar com uma dica incrível de material para que você se torne alguém mais capacitado.

E então? Está pronto para começar a fazer a diferença na sua carreira utilizando apenas algumas formas básicas de proteção?

Vamos conferir!

curso de nr12

O que é a Norma NR12?

Norma Regulamentadora 12, ou então NR12 (para os íntimos), é um dispositivo legal que regula a segurança e saúde de profissionais que trabalham diretamente com a montagem e até mesmo com a manutenção de máquinas diversas.

As áreas de aplicações são várias, vão desde a produção de alimentos até à criação de outros maquinários em geral.

Infelizmente existem vários riscos que podem ser causados diretamente pelo convívio diário de motores e fiações elétricas.

Sua trajetória começou um pouco antes dos anos 80, quando o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), começou a padronizar as necessidades básicas do ramo.

Vale dizer que está é sem dúvidas uma das normas reguladoras mais extensas de toda a lista. Principalmente pelo fato que a tecnologia evoluiu muito, e vários tipos de maquinários foram inventados.

Ou seja, constantemente a norma NR12 precisa ser revista e formatada, recebendo algumas adições dependendo do problema novo encontrado.

Profissionais do ramo da elétrica acabam sendo os mais afetados. Pois estão constantemente envolvidos com a manutenção e instalação destes equipamentos.

Mas isto não impede que haja um convívio harmonioso e poderoso entre outros tipos de trabalho.

Qual o objetivo da norma NR12?

Existem três focos principais que a NR12 busca atingir. Todos eles possuem igual importância, e sem dúvida nenhuma vão te ajudar a entender melhor tudo o que ela traz para você

1 – Segurança do trabalhador

O primeiro ponto da norma NR12 é exatamente focar na segurança de quem trabalha com aquelas máquinas. Por isso esta é uma norma baseada em estudos e muitos anos de prática.

Assim reuniram o conhecimento atual para que a pessoa tivesse condições de avaliar, junto a técnicos de segurança do trabalho e outros profissionais, quais as melhores medidas para se fazer um trabalho o mais longe de riscos possível.

2 – Melhorias das condições de trabalho

Essas melhorias são de trabalhos específicos, que por sua natureza podem diminuir a qualidade do colaborador em si.

A norma faz uma menção direta a:

  • Prensas e similares;
  • Injetoras;
  • Máquinas e equipamentos de uso geral.

Ou seja, se você tem que trabalhar em um ambiente que possa no longo prazo ser hostil, esta é uma norma que visa deixar tudo muito mais tranquilo e confortável.

3 – Máquinas e equipamentos intrinsecamente seguros

Um dos pontos também visados pela norma é criar uma lista, assim como especificações para definir o que é uma máquina ou equipamento seguro.

Este objetivo muitas vezes é levado em consideração até mesmo por desenvolvedores que querem criar produtos mais atraentes.

Afinal de contas a promessa de menos acidentes de trabalho é bastante tentadora para muitas pessoas. Principalmente para os empregadores que não desejam colaboradores feridos e processos trabalhistas nas costas.

Principais medidas de exigidas pela Norma Regulamentadora 12

Assim que você tem os objetivos estabelecidos é possível vislumbrar o que a norma em si exige para que você finalmente encontre resultados de qualidade.

Muitas vezes estas exigências nem precisariam ser escritas em algum dispositivo legal, já que derivam do bom senso e zelo pelo colaborador.

De qualquer jeito aqui está um pequeno resumo que você pode acompanhar:

1 – Medidas de Proteção Individual

O colaborador em si precisa estar protegido contra vários possíveis contratempos. Mesmo toda a atenção do mundo pode não se suficiente para superar imprevistos.

Então ao se manipular uma rede elétrica, principalmente as de alta tensão, ou mesmo mexer com motores potentes que podem gerar grandes danos. Todo cuidado é pouco!

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são “ferramentas”, ou melhor, equipamentos, que conseguem prevenir uma grande quantidade de acidentes.

Sendo assim é sempre importante que o colaborador os utilize direito, sendo que é responsabilidade da empresa fornecer os EPIs corretos.

Alguns exemplos de EPI são:

  • Óculos de segurança;
  • Botas protetoras;
  • Colete refletor;
  • Capacete.

2 – Medidas de Proteção Coletiva

Não é fácil trabalhar em ambientes com mais de uma pessoa. Afinal de contas os riscos aumentam muito. Pois no momento em que um perde atenção ou comete algum erro, é possível que ele acabe atrapalhando diretamente o trabalho de outro.

Então uma série de medidas de proteção coletivas precisam ser implementadas. Desde marcação de locais para andar, como também no uso de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

O foco dos EPCs é idêntico ao dos EPIs, mas serão utilizados para proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

  • Exemplos de EPCs:
  • Rede de proteção;
  • Lava olhos;
  • Exaustores;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Chuveiros de segurança.

3 – Medidas da Administração

Não é de hoje que a maioria das pessoas percebe que muitos dos erros vêm de ordens absurdas. Assim, uma das exigências é que se tomem medidas administrativas para evitar acidentes.

Muitas vezes isso irá exigir protocolos personalizados de supervisão. E em outros casos pode abranger também detalhamento do trabalho.

Ou seja, você receberá um guia de passos de como fazer sua tarefa da maneira mais eficiente, segura e saudável possível.


curso nr12

O que causam a maioria dos acidentes com máquinas?

O número de acidentes causados por algum tipo de máquina é realmente alto. E a tendência é que se novas medidas não estiverem em implementações constantes, este número irá subir ainda mais.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018 tivemos mais de 528 mil acidentes causados diretamente por conta de máquinas. Onde 2058 geraram mortes, e ainda 25.790 amputações ou enucleações. Isto só no Brasil.

O assunto não é brincadeira, o perigo é real e precisa ser constantemente analisado!

A movimentação das máquinas é um dos fatores que mais deixa os funcionários propensos à acidentes. Sendo que o movimento giratório, alternado e retilíneo, são os mais preocupantes.

Algumas atitudes básicas precisam ser tomadas antes que o trabalho prossiga:

Desligar o dispositivo: Assim você poderá fazer seu trabalho sem acabar agarrado no motor e ter algum membro amputado. Dependendo da situação é até possível ser puxado por completo e então acontecer um acidente fatal.

Desativar a energia: Algumas máquinas podem se ligar automaticamente, seja por um mal funcionamento ou por protocolo previamente estabelecido. Ou seja, mesmo com o aparelho desligado você pode se ver em uma situação inesperada e correr os mesmos riscos (ou mais) do que se ele estivesse ainda ligado.

Comunicar tudo: A comunicação é um fator crucial para o bom funcionamento de uma equipe. E ainda mais quando se busca fazer um bom trabalho de segurança e preservação. Então tudo o que fizer precisa ser sinalizado. Até para se evitar que alguém acabe cometendo um erro.

Sinais visíveis são mais garantidos, pois o ambiente de trabalho onde se aplica a norma NR12 costuma ser barulhento. Mas é importante que todos entendam o que está sendo sinalizado.

E claro, fale sempre que possível antes de agir!

Como deve ser feita a capacitação da norma?

Todo o processo de capacitação do profissional é feito de maneira bastante rígida segundo à lei. Então mesmo que você tenha lido tudo sobre ela e decorado, é necessário que alguém capacitado tenha fornecido um curso eficaz para o trabalho.

Assim muitas vezes a empresa em si prefere procurar um prestador fixo. Que tenha um excelente curso e uma qualidade completamente qualificada.

Claro, é importante que o prestador do curso tenha certificações reais que vão valer. Pois existem pessoas que tentam se aproveitar da necessidade de algumas empresas para fazer um dinheiro fácil.

Então não caia em pegadinhas, nem acabe contratando um serviço ruim.

O treinamento deve ser feito antes da absorção do empregado

O novo colaborador não pode iniciar suas funções sem ao menos ter este certificado em mãos. Algumas empresas realmente não conseguem superar este fato, mas é necessário que o primeiro contato seja seguro.

Assim também é bastante comum que muitas pessoas que queiram se realocar no mercado de trabalho também deixem para fazer este curso por conta própria. O que poupa gastos do futuro empregador.

O curso precisa ser pago pelo empregador

Este é um fato que não agrada muitos, mas a verdade é que se a empresa vai expor o funcionário à um ambiente de risco, ela deve fornecer o conhecimento sobre a norma.

Então é comum que isto seja muitas vezes feito de forma coletiva. Esperando para se fazer múltiplas contratações ao mesmo tempo.

Poupando recursos e disponibilidade de tempo de seu novo quadro de funcionários.

Mais um motivo pelo qual você deveria se capacitar antes de procurar um emprego. Já é possível te mergulhar diretamente no trabalho.

Ter carga horária mínima e conteúdo pré estabelecido na Norma NR12

Existem vários fatores relevantes neste quesito em especial. Primeiramente ele mostra que não é qualquer curso que realmente entregará um certificado válido.

Isto é um aviso extremamente importante tanto para quem está procurando estudar por conta própria, como para quem também deseja ter seus funcionários capacitados.

Assim é sempre crucial analisar tudo para se ter certeza de que você terá acesso a um curso completo e válido. Não desperdice dinheiro.

Ter como instrutores profissionais capacitados

Não é qualquer um que pode ministrar o curso em si. Este é outro alerta, já que existem empresas que contratam um palestrante que repassa o conteúdo de outro profissional.

Entretanto esta não é uma ideia tão inteligente assim, pois a validade será nula. Ainda que a empresa dê aquele “jeitinho brasileiro”, e faça parecer que o profissional qualificado tenha sido o instrutor, fique ligado.

Infelizmente a maioria destes casos esbarram em problemas como a incapacidade de responder dúvidas e ilustrar problemas.

Então é melhor fazer tudo direitinho.

Multas da Norma NR12

Uma coisa que realmente dá calafrios em qualquer empreendedor é ter que pagar multas por desadequação às normas. Sendo que isto é feito muitas vezes sem nenhuma necessidade de ter ocorrido ou não qualquer acidente.

Basta apenas ter a falta de controle sobre o trabalho em si que o problema já aparece. Então o melhor a ser feito é sempre estar dentro dos conformes.

Embora a maioria das normas vá exigir uma reciclagem dos funcionários a cada 2 anos, a norma NR12 pode exigir um período menor, caso haja alguma alteração do maquinário ou algo parecido.

É possível até mesmo encontrar multas que chegam a 50 vezes o valor do equipamento em si. Algumas multas acabam beirando os perigosos R$100.000,00! Um valor que ninguém quer ter abruptamente arrancado do bolso.

Então sempre é crucial estar em dia com a norma NR12.


o que é nr12

Qual o melhor curso da Norma NR12?

Existem várias opções no mercado, isto com certeza é um fato. Entretanto você deveria sempre ir na melhor opção.

Admito que fazer uma pesquisa completa pode ser necessário, mas gasta um tempo precioso para muita gente. Então vou te trazer aqui algumas dicas importantes para que você realmente tenha condições de obter resultados.

Afinal de contas queremos te ajudar de forma completa, seja você um funcionário que quer buscar realocação no mercado ou mesmo uma empresa que está diretamente responsável por um quadro de colaboradores.

Mas para mostrar o que nos levou a fazer essa escolha sobre o melhor curso da Norma NR12, eu gostaria de mostrar cada ponto positivo levado em consideração:

1 – Conteúdo programático

O curso escolhido é sem dúvida o mais completo do mercado. Ele abrange muito mais do que a NR12 sozinha. Seu foco é em várias normas reguladoras que permitem um trabalho livre de acidentes.

Por isso profissionais de várias áreas vão poder se beneficiar de conteúdos incríveis e ainda sair muito mais bem conceituados.

Praticamente todos os requerimentos de normas reguladoras de segurança são abrangidos, e você irá receber uma certificação.

É excelente para quem deseja realmente se tornar um profissional mais competitivo e também entregar um excelente resultado para seus funcionários.

2 – Qualidade dos instrutores

O curso em questão levantou os melhores profissionais da área. Todos eles são incrivelmente capacitados e podem fazer a diferença no seu treinamento.

São pessoas com experiência prática de décadas, com a possibilidade de trazer o que há de melhor no mercado. Terão capacidade de transmitir conhecimento e responder qualquer dúvida.

O melhor de tudo é que estamos falando de um conteúdo que é bastante acessível em que eles possuem uma didática incrível para ensinar.

3 – Diferentes modalidades

Embora o mais tradicional seja oferecer um curso de capacitação em ambiente empresarial mesmo, é cada vez mais comum a escolha por ensinos à distância.

Isto acontece pela excelente versatilidade do curso em si, que vai possuir o mesmo conteúdo e não interfere nas horas de trabalho.

Algumas empresas irão perder somas absurdas de dinheiro caso paralisem sua produção sem nenhum motivo.

Então o ideal mesmo é que você tenha um meio muito mais fácil de permitir a capacitação de cada um.

Sendo assim o curso selecionado vai permitir sua ministração de maneira presencial, além de entregar para os que quiserem uma plataforma de ensino EAD completa.


Agora, deixando de mistério. O melhor curso que você vai encontrar da área é sem dúvida o Curso de NR12 da Engehall!

Por que devo escolher o curso de NR12 da Engehall?

Através dele você terá acesso ao melhor do mercado da capacitação.

A Engehall é uma empresa filiado ao CREA e com certificação ISO 9001. Eles estão atuando a mais de 10 anos no mercado de capacitação técnica e profissional de milhares de pessoas por todo o Brasil.

Para você ter uma ideia, só o curso de NR12 da Engehall já contou com mais de 70 mil alunos que tiveram sua carreira completamente transformada!

Então sem dúvida nenhuma vale a pena.

Diferenciais deste curso

Existem vários motivos pelos quais você tem que escolher o curso da Engehall. Alguns deles eu já listei ali atrás, como por exemplo:

  • Conteúdo programático completo
  • Curso com certificado válido
  • Instrutores certificados e de excelente didática

Mas também podemos destacar alguns outros:

1 – Facilidade para escolher o melhor modelo de ensino da norma NR12 e semelhantes

Primeiramente é importante notar que o maior medo de entregar um curso online para seus colaboradores é exatamente o medo deles não fazerem a sua parte.

Entretanto um dos diferenciais da plataforma do curso da Engehall é que você tem como acompanhar diretamente o desenvolvimento de cada funcionário.

2 – Economia para quem está buscando realocação no mercado

Muitos vão atrás do curso exatamente para alcançar um currículo mais desejável. Neste caso é importante notar que a modalidade presencial não está disponível para pessoa física.

Entretanto o curso EAD possui o mesmo certificado, e além disso é muito mais econômico. Primeiramente pelo preço em si, você vai pagar muito menos do que um curso de sala de aula.

Além de economizar tempo e dinheiro com o deslocamento até o local onde você iria trabalhar. Todo mundo sai ganhando com este modelo.

3 – Possibilidade de acesso a um plantão de dúvidas

Muitos têm medo de um curso online porque não podem tirar suas dúvidas de maneira direta com o professor. Então o melhor jeito de se virar e fazer uma ação que gere resultados é exatamente garantir o preenchimento desta lacuna.

E assim foi que a Engehall de maneira genial criou o plantão de dúvidas por Whatsapp, assim qualquer um pode perguntar o que for necessário para resolver seus problemas.

Tirar qualquer dúvida pode ser feito de uma maneira fácil por quem está estudando.

4 – Ensino presencial na empresa

Quem é mais tradicional pode optar diretamente pela capacitação de seus funcionários utilizando aulas presenciais na empresa em si. O que é realmente básico para a maioria dos modelos de treinamento.

Se este é o seu caso, então fique tranquilo porque existe esta possibilidade de maneira tranquila e acessível.


curso nr12 senai

Como adquirir?

Ainda não está disponível nenhuma versão deste curso, já que ele está em fase de desenvolvimento. Mas em breve você poderá acompanhar resultados incríveis!

Conclusão

Ufa! Antes de mais nada gostaria de agradecer por você ter ficado com a gente até aqui! Realmente espero que estas informações tenham sido úteis, e que elas realmente venham a te ajudar a ter resultados reais através da Norma NR12.

Lembre-se, segurança de trabalho é realmente um assunto sério. Afinal de contas o capital humano e financeiro são basicamente insubstituíveis.

Então seguir tudo de acordo com o previsto é mais do que crucial para garantir a melhor qualificação possível no mercado.

Por hoje é isso, espero que este curso ajude você como profissional a subir em sua carreira, e você que é empresa a ter um ambiente mais saudável e seguro.

Qualquer dúvida é só chamar aqui nos comentários ou falar com a gente através da página de contato, ok?

Até mais!

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10