Geração de energia eólica

A energia eólica é utilizada pela humanidade há milhares de anos como forma de auxílio em diversas atividades. Um dos primeiros usos encontrados para a força dos ventos foi na movimentação de embarcações com o uso das velas. Outro importante uso foi a partir da captação da energia dos ventos por hélices e convertendo a energia resultante para a moagem de grãos ou no bombeamento de água.

Em vista da crescente preocupação em relação ao uso de energias renováveis e menos poluentes, a energia eólica se mostra como uma alternativa importante e de relativo baixo custo. A geração de energia elétrica a partir da força dos ventos é realizada a partir da implantação de grandes turbinas, na forma de cata-vento, que são inseridas em espaços abertos que proporcione correntes de ar com relativa constância e força.

Na geração de energia elétrica, as pás do cata-vento giram com a passagem do ar por elas e a energia cinética proveniente desse movimento coloca em trabalho o gerador da turbina. Esse equipamento transforma a energia mecânica resultante em energia elétrica que é armazenada em baterias ou transferida para estações no caso de parques eólicos.

Vantagens e desvantagens

Essa forma de produção de energia apresenta diversas vantagens, não emite gases poluentes, os parques eólicos são compatíveis com outros usos do terreno e existe grande capacidade de produção no mundo. No entanto, ela também apresenta pontos negativos, os campos eólicos apresentam taxa significativa de poluição sonora e visual e podem afetar a rotina dos animais na região. Também é muito importante que seja realizado um estudo da área de implantação, já que sem ventos suficientes, os geradores podem ter funcionamento abaixo do necessário para a geração de energia.

Devido à intermitência da produção, uma vez que mesmo com estudos bem realizados os ventos na região não são constantes, a energia eólica não pode ser utilizada como forma exclusiva de produção. No entanto, em conjunto a outras formas, ela pode ser significativa para a diminuição da poluição e de custos em longo prazo.

*Fonte: http://livrodeciencias.blogspot.com.br/2011/11/transformacao-de-energia-mecanica-para.html. http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eolica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta