Funcionamento do interruptor elétrico

Um dos principais aparelhos elétricos que existe em qualquer residência ou empresas é o interruptor elétrico. Responsáveis por ligar e desligar os equipamentos os interruptores tem sua importância negligenciada, uma vez que requer somente um simples toque, mas sem eles o simples ato de acender uma lâmpada seria bastante mais complicado.

Compreender como um esse aparelho funciona é fácil. O interruptor simples, o mais utilizado, é utilizado para ligar e desligar lâmpadas. Eles possuem duas posições, uma de circuito aberto e uma de circuito fechado. Quando o circuito está aberto, não existe a passagem de corrente elétrica até a lâmpada, mantendo ela apagada, já quando o circuito é fechado, ou seja, o feito o contato entre a fiação e a lâmpada, a corrente pode passar e acender a lâmpada.

São necessários dois fios para o funcionamento de um equipamento eletrônico, um fase – por onde passa a corrente – e um neutro – pelo qual a corrente volta. A lâmpada é ligada por um fio diretamente à caixa de distribuição elétrica e outro fio é ligado ao interruptor, em sequência, outro fio saí do interruptor até a lâmpada. Quando o circuito é fechado, a corrente passa pelo interruptor e chaga até a lâmpada e retorna através do neutro.

*Fonte: http://goo.gl/nRwIWp

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down