No episodio anterior comparamos duas opções para a instalação de dois chuveiros. Precisávamos saber se era melhor usar dois chuveiros em 220V, ou ligar os dois em 127V, mas um em cada fase, em uma instalação bifásica. Mas outra pergunta feita por um de nossos inscritos chamou nossa atenção: “Se eu abrir só um pouco o registro d’água do chuveiro, para a água esquentar mais, aumenta o consumo de energia?”
Bom se você também tem esta dúvida, fique tranquilo. Vamos mostrar a resposta de forma bem prática.
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E a dúvida é: Será que se eu abrir só um pouco o registro d’água do chuveiro, ele vai consumir mais energia ? Afinal, a água está saindo mais quentinha né? Será que isso consome mais energia ?
Para responder a esta pergunta, vamos aproveitar a infraestrutura que montamos para fazer nosso último vídeo. Agora, vamos testar um chuveiro comum, de 5500W.
Acompanhando nosso teste no vídeo você pode observar que, mesmo deixando sair pouca água do chuveiro, não irá aumentar o consumo de energia. E o motivo é simples.
A potência do chuveiro não vai mudar, vai continuar os 5500W.
A água sai mais quentinha porque a resistência aquece uma quantidade menor de água. É como se você usasse um ebulidor grande para aquecer um copo de água, ao invés de 1 litro por exemplo. A água vai esquentar mais rápido por ser uma quantidade menor.
O que vai fazer sua conta de luz aumentar será o tempo que você fica debaixo do chuveiro tomando banho. Isso independe da água está mais quentinha ou não. Contudo, fechar o registro para que o fluxo de água seja menor, pode diminuir a vida útil da resistência.