Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são a forma básica de segurança no ambiente de trabalho. São equipamentos, materiais ou ferramentas utilizados para a proteção de segurança de todo o grupo de trabalhadores enquanto uma atividade é executada. A principal função desses equipamentos é impedir o acesso de pessoas não autorizadas e não capacitadas em áreas consideradas de risco e também controlar o acesso acidental a pontos de risco no ambiente de trabalho. Os EPC não são necessariamente e nem exclusivamente equipamentos de proteção de um coletivo, como cercas, podendo ser somente de uso coletivo, por exemplo, uma máscara de solda ou um cinto de segurança para trabalhos em altura.

Assista o vídeo animado da Engehall e veja mais sobre os EPC’s:

CONE DE SINALIZAÇÃO

Finalidade: é um equipamento utilizado com o objetivo de advertir, sinalizar, delimitar áreas de risco e orientar o fluxo de trânsito, pode ser utilizado em vários ambientes. Ele deve ser feito de polietileno, resistente a intempéries e impactos de até 40 km/hora.

FITA DE SINALIZAÇÃO

Finalidade: essa fita é usada para realizar ao isolamento de áreas, não só de locais que ofereçam algum tipo de perigo, mas também do controle de acesso de pessoas em indústrias, construtoras, transportes, órgãos públicos ou empresas prestadora de serviços.

GRADE METÁLICA DOBRÁVEL

Finalidade: é um equipamento utilizado para o isolamento e sinalização de áreas de trabalho, poços de inspeção, entrada de subterrâneas e situações semelhantes.

SINALIZADOR STROBO

Finalidade: esse equipamento é utilizado para a identificação de serviços, obras, acidentes e atendimentos em ruas e rodovias, ele pode ser usado em conjunto com outros EPC.

BANQUETA ISOLANTE

Finalidade: esse equipamento tem a finalidade de issolar o operador do potencial da terra, ampliando sua segurança nas intervenções em subestações, cubículos, painéis elétricos e outros, além de facilitar o acesso à locais acima do seu limite de alcance.

MANTA ISOLANTE / COBERTURA ISOLANTE

Finalidade: a manta isolante é utilizada para isolar as partes energizadas da rede durante a execução de tarefas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta